Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Corina Yoris

Venezuela: Conselho Nacional Eleitoral rejeita acusações dos EUA sobre eleições

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), um dos cinco poderes independentes da Venezuela, responsável por garantir a transparência dos processos eleitorais no país, rejeitou as acusações dos Estados Unidos contra processo de registro de candidatos para as eleições presidenciais do país.


Entenda o caso

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca disse, na terça (26), que os Estados Unidos estão profundamente preocupados com o fato de a candidata de oposição Corina Yoris não ter tipo permissão para se registrar nas eleições de julho na Venezuela e insistiu ao presidente Nicolás Maduro que permita que todos os candidatos concorram conta ele nas eleições presidenciais de julho.

O porta-voz acrescentou que os Estados Unidos cotinuam “comprometidos em o alívio das sanções” para a Venezuela, membro da OPEP, se Maduro mantiver seus compromissos eleitorais que levaram ao alívio das sanções no passado.

Também na terça, o CNE informou que um importante grupo de oposição da Venezuela havia registrado um candidato para as eleições presidenciais do país. Edmundo Gonzalez, ex-embaixador, foi inscrito no grupo Unidade Democrática, disseram três fontes à Reuters, para ocupar a vaga do partido como um possível substituto, depois que a vencedora das primárias da oposição, María Corina Machado, e sua suplente, Corina Yoris, não conseguiram se registrar.

O Un Nuevo Tiempo (UNT), um dos partidos políticos que tinha apoiado Machado, decidiu, na última hora, inscrever o seu líder, o governador do estado Zulia, Manuel Rosales, que não participou nas primárias na quarta (27). Rosales disse que está disposto a ceder seu lugar nas urnas a um candidato da Plataforma Unitária, também da oposição, em meio à incerteza sobre quem carregará a bandeira opositora na disputa em julho contra o presidente Nicolás Maduro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Venezuela: Conselho Nacional Eleitoral rejeita acusações dos EUA sobre eleições no site CNN Brasil.

CNN Brasil

Internacional Corina Yoris Eleições Venezuelanas Maria Corina Machado Nicolás Maduro Venezuela

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!