PEDRA, PAPEL E TESOURA: ANDRÉ, EDVALDO E FÁBIO MITIDIERI

No ano eleitoral de 2024 o agrupamento político liderado pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD-SE) vai praticar uma brincadeira de criança muito conhecida na Escola, que terá reflexos nas eleições municipais. O famoso jogo do Pedra, Papel e Tesoura, serárepresentado na vida Política, por 3 personagens; André Moura (Pedra), Edvaldo Nogueira (Papel) e Fábio Mitidieri (Tesoura).

No jogo de Pedra, Papel e Tesoura, os jogadores devem esticar a mão, na qual, cada um deverá formar um dos 3 símbolos. A mão fechada significa Pedra, a mão aberta simboliza Papel e a mão com os dedos (indicador e médio) estendidos – representa Tesoura. Apesar de aliados, cada um dos políticos tem seu projeto solo para ampliar seu espaço em 2026 e lançar uma candidatura majoritária com o apoio do grupo.

André Moura poderá ser a Pedra que quebrará a Tesoura de Fábio Mitidieri, caso o govenador lance um candidato a prefeito de Aracaju e aceite a indicação do vice, feita por Edvaldo Nogueira. André poderia lançar um candidato próprio à Prefeitura da capital, coligandose com outros partidos políticos, adversários do Governo.

Já o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT-SE), representando a figura simbólica do Papel poderá lançar uma estratégia política para enrolar a Pedra (André Moura). Edvaldo tem pretensões políticas em 2024 e está de olho bem aberto em uma das vagas do Senado em 2026. Ao aceitar a indicação do nome proposto por Fábio para a Prefeitura da capital, Edvaldo pode sugerir o nome do vice e afastar André das hostes governistas.

 

É o jogo com vistas à 2026.

Nesse cenário político, o governador Fábio Mitidieri exerce seu poder de Tesoura, sem precisar sair picotando seus aliados. O líder do agrupamento tem as ferramentas suficientes para, quando necessário, “cortar” as pretensões de Edvaldo, se estiver atrapalhando a sucessão, e evitar que André Moura lhe dê uma “pedrada” eleitoral em 2024, caso seja excluído do processo político.

EmSergipe

EmSergipe

Deixe uma resposta