PRESIDENTE DO NÍGER ESTÁ DETIDO NO PALÁCIO EM MEIO A REVOLTA DA GUARDA PRESIDENCIAL

Membros da unidade iniciaram um movimento “antirrepublicano”; exército nacional diz que está pronto para atacá-los caso não recuem

Guardas presidenciais do Níger estão mantendo o presidente Mohamed Bazoum dentro do palácio presidencial na capital, que foi bloqueado por veículos militares desde a manhã desta quarta-feira (26), disseram fontes de segurança.

Segundo comunicado da presidência, o presidente e sua família estavam bem.

Ainda de acordo com a nota, alguns membros da guarda presidencial iniciaram um movimento “antirrepublicano em vão” e que o exército nacional estava pronto para atacá-los caso não recuem.

Os ministérios próximos ao palácio também foram bloqueados e os funcionários dentro do palácio não conseguiram acessar seus escritórios, disseram fontes da presidência e de segurança.

Os líderes da África Ocidental estão monitorando a situação no Níger e farão tudo ao seu alcance para proteger sua democracia, disse o presidente nigeriano Bola Tinubu. 

“A liderança da CEDEAO não aceitará nenhuma ação que impeça o bom funcionamento da autoridade legítima no Níger ou em qualquer parte da África Ocidental”, disse Tinubu, que também é presidente da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo do bloco regional da África Ocidental CEDEAO.

Os movimentos parecem com quatro tomadas militares que atingiram os vizinhos Mali e Burkina Faso desde 2020.

Golpes anteriores em Burkina Faso e Mali foram estimulados em parte por frustrações com o fracasso das autoridades em conter uma insurgência islâmica que assola a região do Sahel, que inclui o Níger.

Houve também uma tentativa frustrada de golpe no Níger em março de 2021, quando uma unidade militar tentou tomar o palácio presidencial dias antes da posse de Bazoum.

Foto: Reuters
Fonte: CNN Brasil

admin

admin

Deixe uma resposta