SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA 1º DIA DO MUTIRÃO PARA TRIAGEM DE CIRURGIAS DE CATARATA

Com o objetivo de dar celeridade às cirurgias de catarata que estão pendentes no sistema, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Governo do Estado, realizou, nesta quinta-feira, 2, o 1º dia do mutirão de catarata, na Clínica de Saúde da Família (CSF) Maria Helena Barbosa de Melo, no Marcos Freire I. O mutirão faz parte do Programa Enxerga Sergipe e será realizado entre os dias 2 e 4 de novembro, onde serão atendidos mais de 900 pacientes que estão na lista do programa, seguindo a relação dos municípios. Destes 900, mais de 500 pacientes são moradores do município de Socorro.
O município de Nossa Senhora do Socorro ficou responsável por atender os pacientes que residem em 19 municípios sergipanos. Desses, 12 são da Regional Socorro e sete da Regional Aracaju, sendo eles: Itaporanga, São Cristóvão, Santa Rosa de Lima, Divina Pastora, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros e Riachuelo. No mutirão de catarata, os pacientes que estão na fila de espera passam pela triagem, onde fazem os exames de Ceratometria e Biometria; a consulta com o médico; apresentam os exames que já foram realizados; e se tudo estiver dentro das exigências necessárias para realizar o procedimento, o paciente já sai da Unidade com a cirurgia agendada.
O secretário de Saúde Enock Ribeiro destaca a importância do mutirão. “Hoje é um dia muito gratificante, porque no dia a dia, a população nos procura na secretaria para resolver esse problema de catarata, e graças a Deus, com o programa Enxerga Sergipe, do Governo do Estado, durante o mutirão será possível solucionar a situação de vários pacientes de uma só vez. Essa é a primeira etapa, vamos ter mais dois momentos para resolver todos os problemas de catarata da população socorrense”, disse o secretário.
A dona de casa, Avany Pereira, reside no município de Socorro e estava na fila de espera do Programa Enxerga Sergipe para realizar a cirurgia de catarata. Hoje, no mutirão, ela já saiu com a cirurgia agendada. “Estou muito feliz, há um ano e quatro meses estou aguardando esse dia. Graças a Deus fui abençoada, ligaram para mim e hoje estou aqui. Com a cirurgia, eu espero muitas coisas boas, pois não consigo sair a noite devido a dificuldade para enxergar o nome do ônibus. Com fé em Jesus meu sonho será realizado”, destaca Avany Pereira.
Por: SECOM/ PMNSS
Redação EmSergipe

Redação EmSergipe

Deixe uma resposta