SEGURANÇA PÚBLICA CONTA COM UNIDADE PLANTONISTA E POLICIAMENTO PREVENTIVO NO ‘FORRÓ CAJU’

Efetivo é composto por bombeiros e policiais civis e militares no tradicional vento junino da região central da capital.

O ‘Forró Caju’ começa nesta sexta-feira (23), e a Secretaria da Segurança Pública (SSP) definiu um planejamento operacional que conta com 236 servidores do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar. O efetivo reforça a atuação das forças de segurança pública na região dos mercados centrais de Aracaju para garantir a tranquilidade do tradicional festejo junino da capital sergipana.

Posto avançado da Polícia Civil

A Polícia Civil estará atuando com um ponto de atendimento no próprio local do evento, conforme a assessora técnica da Delegacia Geral, Catia Emanuelli. “A Polícia Civil de Sergipe estará presente no Forró Caju com um posto avançado da Central de Flagrantes, nos sete dias de evento, no horário das 19h às 5h da manhã”, ressaltou.

O efetivo da Polícia Civil no Forró Caju é de 56 servidores. As equipes serão compostas por um delegado e sete agentes e escrivães por dia de evento. Os agentes, escrivães e delegados estarão de plantão para atender as ocorrências da área da festa, do entorno dos terminais do transporte coletivo e intermunicipal e das ruas ao redor do evento.

As ocorrências envolvendo grupos vulneráveis serão encaminhadas ao plantão do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), que fica localizado na rua Itabaiana, nº 258. As ocorrências de crimes contra a vida que venham a ocorrer serão levadas ao plantão do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Policiamento militar no evento

A Polícia Militar, além do policiamento ordinário da região, a corporação conta com um efetivo extra diário de 100 policiais diariamente, além de 14 viaturas, seis conjuntos da Cavalaria, cinco motocicletas e quatro bases móveis. Equipes de unidades especializadas também estarão atuando para a segurança pública do ‘Forró Caju’.

O objetivo é garantir que o evento ocorra de forma tranquila, conforme o tenente-coronel Thiago Costa. “É um evento de grande repercussão e de grande magnitude, a Polícia Militar veio somar esforços, além do policiamento ordinário. Tudo com o intuito de que a festa transcorra da melhor maneira possível”, evidenciou.

Atuação preventiva do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros conta com um efetivo de 80 bombeiros militares. A coronel Maria Souza reforçou que o Corpo de Bombeiros estará de prontidão com estrutura específica para atuar no evento. “A gente vem trabalhando na área da prevenção, fiscalizações  e vistorias, também junto ao Forró Caju”, ressaltou.

Atuação conjunta

O planejamento da SSP reforça a atuação da Prefeitura de Aracaju, que conta com a presença de 250 servidores da Guarda Municipal por dia de evento, além de 120 profissionais de vigilância desarmada. A atuação da Guarda Municipal também abrange cães farejadores e o monitoramento com câmeras de segurança de alta resolução.

Campanhas de conscientização

Também no ‘Forró Caju’, será veiculada a campanha  ‘Se Avexe Não’, que tem por finalidade a conscientização sobre temas importantes como bebida alcoólica, violência no trânsito e importunação sexual. A SSP também apoia a campanha ‘Não é não! Oxe!’, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM).

Foto de capa: Felipe Goettenauer/Prefeitura
Fonte: SSP/SE

admin

admin

Deixe uma resposta