SENAC CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NA SEMANA DA SERGIPANIDADE

Evento acontecerá no período de 24 a 29 de outubro, na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju


O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac trabalha em um novo projeto que tem o objetivo de exaltar a diversidade cultural de nosso estado. Organizado pelo Conselho Empresarial de Turismo de Sergipe (Cetur), a Semana da Sergipanidade, contará com extensa programação musical, cultural, recreativa e culinária.


Representantes da Fecomércio, Sesc e Senac estiveram reunidos para alinhamento de ações e desenvolvimento do projeto, que já tem data e local definidos.
A semana será entre os dias 24 e 29 de outubro na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju. O objetivo é apresentar para a população e para os turistas a multiplicidade de expressões artísticas e gastronômicas que Sergipe pode ofertar.


A praça vai contar com uma cidade cenográfica com barracas que irão expor as particularidades culturais de diversos municípios de todas as regiões de Sergipe. De acordo com o presidente do Cetur, Fábio Andrade, o projeto é uma homenagem ao Estado.


“Durante seis dias, a população poderá conhecer e se encantar com a história da sergipanidade e os nossos atrativos culturais. Além disso, contribuiremos para o desenvolvimento da cadeia produtiva do comércio e do turismo do nosso Estado”, enfatizou Fábio Andrade.  

 

 

Além do aspecto cultural, o projeto busca valorizar a força da nossa gastronomia. Para isso, vários restaurantes sergipanos também estarão presentes nas barracas com pratos típicos e comidas tradicionais.


“O Senac estará presente na semana, com a carreta-escola, onde ofertaremos diversas oficinas gastronômicas. A equipe do Centro de Gastronomia e Turismo está viabilizando inclusive algumas aulas shows, de preparos de comidas e drinks”, adiantou o diretor Regional do Senac, Marcos Sales.

“O Senac oferta diversos cursos da área gastronômica, e este ano, lançou o Curso Técnico em Gastronomia, além do Técnico em Eventos e já formamos diversos guias de turismo. O nosso papel é educar para o trabalho e assim dar dignidade aos trabalhadores, gerando oportunidade aos nossos alunos de serem inseridos no mercado, qualificados”, informou o diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto.


“E esse trabalho está sendo expandido para o interior sergipano também. O Senac firmou parceria com as prefeituras de Canindé do São Francisco e Laranjeiras, para ofertar o curso técnico de Guia de Turismo nas duas cidades. Em São Cristóvão, temos alunos da Aprendizagem sendo preparados para atuarem como monitores, nos pontos turísticos e históricos da cidade”, complementou.

Música e arte


Em todos os seis dias, o evento vai contar com atrações musicais e artísticas que irão se apresentar no palco instalado no centro da Praça Fausto Cardoso. O palco também será um espaço onde as cidades poderão utilizar para expor ainda mais a sua arte e cultura.
Estavam presentes na reunião o conselheiro da Fecomércio, Alex Garcez, a diretora Regional do Sesc, Aparecida Farias, o diretor regional do Senac, Marcos Sales, o diretor educacional do Senac, Adalberto Trindade, e a equipe técnica do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.

 
Senac|SE
Redação EmSergipe

Redação EmSergipe

Deixe uma resposta