TECNOLOGIA: WHATSAPP WEB BETA GANHA NOVAS OPÇÕES PARA FORMATAR TEXTO

A versão de testes do WhatsApp Web ganhou suporte às novas formatações de texto preparadas pelo mensageiro: é possível criar listas com marcadores, citações ou até snippets de códigos de programação. As novidades foram encontradas na versão 2.2350 do Beta da plataforma.

O WhatsApp começou a testar as três novas formas de editar o texto na versão para desktop, e depois iniciou o desenvolvimento no app para Android. A chegada ao Beta da versão para navegadores pode ser um sinal de que o lançamento do recurso para todas as pessoas está próximo e pode ocorrer nas próximas semanas.

As novas opções testadas pelo WhatsApp são:

  • Bloco de código: usado para destacar linhas de código dentro das mensagens, ideal para programadores. O comando é ativado a partir do caractere de crase (`) — exemplo: `apt get install firefox`;
  • Citação: cria um espaço separado para destacar uma menção ou trecho específico. Basta digitar o caractere de maior que (>) antes de começar a escrever;
  • Listas: organiza o texto em formato de lista numerada ou com marcadores. É possível ativá-lo com os caracteres hífen (-), asterisco (*) ou pelo próprio número um seguido de ponto (1.).
As três novas opções de edição de textos em testes pelo WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
As três novas opções de edição de textos em testes pelo WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

As três opções podem ser muito úteis para quem compartilha conteúdos de trabalho pelo WhatsApp ou até para administradores de canais. Um canal especializado em programação ou em dicas de Linux, por exemplo, pode se beneficiar dos blocos de código, enquanto um espaço voltado para notícias consegue destacar frases com a ferramenta de citação.

Vale lembrar que o WhatsApp já possui outras opções para personalizar o texto em negrito, itálico, sublinhado e monoespaçado tanto na Web quanto nos apps para PC e celular.

Ainda em testes

O recurso só está disponível para inscritos na versão Beta do WhatsApp, então deve passar por mais algumas etapas de testes antes da liberação para todos. A dica é sempre manter o aplicativo do mensageiro atualizado para receber as novidades o quanto antes.

Por André Lourenti Magalhães – Canaltech

Redação EmSergipe

Redação EmSergipe

Deixe uma resposta