Tesla emite vapor durante carregamento rápido no frio e assusta proprietário

Os veículos Tesla mais recentes estão causando sustos em seus donos, com a emissão de vapor durante o carregamento rápido em temperaturas frias. É que eles vêm agora equipados de série com bombas de calor, uma grande vantagem para os usuários que vivem em áreas com invernos rigorosos. Elas fazem uma grande diferença em condições de frio, melhorando significativamente a eficiência e a autonomia em comparação com veículos elétricos que não possuem esse recurso.

Para quem tem pressa:

  • Proprietários de Teslas mais recentes podem confundir vapor com fumaça durante o carregamento em baixas temperaturas, como ilustrado por um incidente depois do Natal.
  • Um usuário chamou a emergência, acreditando erroneamente que seu carro estava em chamas, quando, na verdade, emitia vapor devido ao sistema de controle térmico.
  • O manual da Tesla esclarece que esse fenômeno é normal em veículos equipados com bombas de calor.
  • Um vídeo (que pode ser visto abaixo) demonstra a normalidade desse processo em condições de frio.

Leia mais:

No entanto, parece que alguns proprietários de Tesla ainda não estão completamente familiarizados com o funcionamento das bombas de calor. Um incidente recente ilustra isso, quando um proprietário confundiu o vapor produzido pelo sistema de controle de clima durante o aquecimento da bateria com fumaça, acreditando erroneamente estar diante de um incêndio e chamou o serviço de emergência.

O incidente ocorreu após o Natal com o proprietário David Ciccone, em uma estação de Superchargers em local não revelado. Em uma postagem online, ele afirmou que seu carro “começou a emitir fumaça inesperadamente”, embora tenha falhado em fornecer mais detalhes sobre a origem da suposta fumaça.

Não foi a noite que eu esperava. Enquanto carregava em uma [estação de carregamento] Tesla Supercharger, meu carro começou inesperadamente a emitir fumaça. Saí do veículo e desconectei-o. Liguei para o 911 e a polícia e os bombeiros foram enviados. Para aumentar a frustração, a assistência rodoviária me informou sobre uma cobrança de US$ 319 para levar o carro até a Tesla, já que ele não poderia ser dirigido. Meu carro tem apenas 9 meses e não estou satisfeito com todo o processo até agora.

David Ciccone, proprietário de um Tesla, na postagem acima no X

Felizmente, as equipes de emergência que compareceram constataram que o veículo não estava emitindo fumaça, mas sim vapor. Aparentemente, isso é perfeitamente normal, conforme indicado no manual do proprietário da Tesla.

“O sistema térmico pode produzir vapor em certas condições para veículos com bombas de calor (para determinar se o seu veículo possui uma bomba de calor, toque em Controles > Software > Informações Adicionais do Veículo). Por exemplo, vapor inodoro pode sair da parte frontal do seu veículo durante o carregamento em uma estação Supercharger em temperaturas frias. Isso é normal e não é motivo de preocupação”, diz o manual da Tesla.

Ciccone provavelmente não estava ciente disso quando chamou a emergência, e mais tarde admitiu que seu carro, na verdade, emitiu vapor e não fumaça. Embora desperdiçar o tempo dos socorristas não seja ideal, é fácil entrar em pânico quando você não está ciente disso e vê algo que parece fumaça saindo do seu Tesla durante o carregamento rápido.

No final do dia, esta é uma informação útil para todos os proprietários de Tesla cujos veículos possuem bombas de calor. Sim, vapor pode sair do seu carro, e isso é perfeitamente normal em condições de frio, como demonstrado no vídeo acima do usuário do X Kyle Conner.

O post Tesla emite vapor durante carregamento rápido no frio e assusta proprietário apareceu primeiro em Olhar Digital.

admin

admin

Deixe uma resposta