Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Hard News

Em rede social, Janja exibe nova cascata artificial na Granja do Torto

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, mostrou em uma rede social, pela primeira vez, uma cascata recentemente construída na Granja do Torto, parte de uma reforma na residência oficial.


A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, mostrou em uma rede social, pela primeira vez, uma cascata recentemente construída na Granja do Torto, parte de uma reforma na residência oficial. 

O local, que fica a 17 quilômetros do Palácio da Alvorada, serve como uma casa de campo para o casal presidencial.

No último domingo (24), a socióloga postou uma imagem no Instagram com a mensagem “Domingo energizado”, enquanto mostrava a queda d'água, que despeja em um pequeno lago com carpas. 

Em um dos vídeos, é possível ver o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de costas, usando chapéu, observando os peixes. O lago também abriga jabutis.

A Residência Oficial do Torto é uma das residências mantidas pela Presidência da República, com características de casa de veraneio. O local, que tem 37 hectares, foi usado até 2022 como residência do então ministro da Economia, Paulo Guedes. Após deixar o imóvel, em 16 de dezembro do mesmo ano, a reforma foi iniciada, já em 2023.

Procurada pelo jornal O Estado de S. Paulo, a Casa Civil informou em nota que “manutenção predial corretiva e preventiva de caráter contínuo, adequações, recuperação, reparos e revitalizações da Granja do Torto, o que inclui as áreas interna e externa, como jardins, espelhos d´água e fontes, por meio de contratos já realizados de manutenção predial e serviços comuns de engenharia da Presidência da República.”

Leia também

Lula critica mercado e diz que economia “vai crescer 3% ou um pouco mais de 3%”

Em seu discurso durante um evento do setor da construção, Lula voltou a dizer que seu governo tem o compromisso de fazer o Brasil "voltar à normalidade democrática” e “à normalidade civilizatória"

Segundo o órgão, “por abrigar animais silvestres como jabutis, a Residência Oficial da Granja do Torto é classificada como um criadouro conservacionista. Dessa forma, o espelho d´água da Residência, que estava desativado, faz parte do complexo espelho d´água/recinto dos jabutis. Assim, a reativação do espelho d´água foi realizada no mesmo conjunto da revitalização do recinto dos jabutis, uma vez que o recinto desses animais necessita de tanque ou lago”.

A Casa Civil também informa que a “revitalização do espelho d´água remontou ao seu contexto original que é a presença de peixes em seu corpo hídrico e a queda d´água promove agitação e movimentação do leito, com ampliação da superfície de contato água/ar, e, por consequente, oxigenação da água como fundamental para a função vital para os peixes e o microssistema espelho d´água/recinto dos jabutis.”

Leia também

Lula sanciona lei das emendas parlamentares com imposição de destinação à Saúde

Presidente sancionou texto sem vetos, após Câmara repor trechos que haviam sido retirados pelo Senado, como a obrigatoriedade de aplicação de 50% das emendas de comissão para a Saúde

Questionado sobre o custo da obra, o governo não comentou.

Em março, o governo abriu uma licitação de R$ 20 milhões para realizar reparos e obras emergenciais nos imóveis oficiais da Presidência da República, incluindo o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Granja do Torto, o Palácio Jaburu e 80 imóveis funcionais.

Recentemente, militares do Exército dispararam contra uma pessoa que tentou invadir a Granja do Torto, na noite do dia 13, uma hora e meia depois do episódio das explosões na Praça dos Três Poderes em Brasília.

(Com Estadão Conteúdo)

SIte da InfoMoney

Política Hard News Luiz Inácio Lula Da Silva Lula Presidência Da República Rosângela Silva (Janja)

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!