Economia Black Friday

13º deve turbinar vendas da Black Friday, segundo Google e Mercado Pago

As vendas da Black Friday 2024, marcada para esta sexta-feira (29), terão um combustível a mais neste ano: o pagamento da primeira parcela (ou parcela única) do 13º salário.

Por Em Sergipe

27/11/2024 às 05:41:31 - Atualizado há

As vendas da Black Friday 2024, marcada para esta sexta-feira (29), terão um combustível a mais neste ano: o pagamento da primeira parcela (ou parcela única) do 13º salário.

O limite para que os empregadores depositem o benefício aos funcionários celetistas é definido por lei em 30 de novembro, data que cairá em um sábado neste ano. Em função disso, o pagamento deverá ser adiantado para o último dia útil do mês: a sexta-feira, 29 de novembro, coincidindo com a data de descontos no comércio.

Essa simultaneidade cria uma oportunidade para analisar os hábitos de consumo e as expectativas de compras para o fim de ano, segundo o Google.

Um levantamento divulgado pela empresa mostra que 70% dos consumidores que planejam usar o 13º para consumo (lazer, viagens, presentes de Natal e compras de desejo) devem aproveitar a Black Friday, enquanto apenas 40% pretendem usar o recurso para pagar dívidas ou investir.

Na mesma linha, um levantamento realizado pelo Mercado Pago com mais de 21 mil respondentes revelou que 54% dos consumidores pretendem destinar parte do 13º salário para compras de Natal e Black Friday.

Entre eles, 21% planejam usar de 10% a 30% do benefício. Além disso, 87% dos pesquisados afirmaram que planejam antecipar as compras de Natal durante a Black Friday, aproveitando os descontos disponíveis.

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Pretendem guardar ou investir o valor 23% dos respondentes, enquanto 28% devem usá-lo para organizar o orçamento, de acordo com o Mercado Pago.

Categorias preferidas

Segundo o Mercado Pago, entre as categorias mais procuradas pelos consumidores estão moda (mencionada por 27% dos respondentes); itens de supermercado; e artigos de casa, móveis e decoração (ambos mencionados por 23% dos pesquisados); eletrodomésticos (22%).

Pensando no maior poder aquisitivo do período, combinado com descontos, o Google destaca que categorias como eletroportáteis, eletrodomésticos, TV e vídeo devem ter uma demanda ainda mais intensa.

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