Pé-de-Meia divulga novas regras e exigirá nota mínima de 650 no Enem 2024 para pagar bônus de R$ 200
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta semana uma nova modalidade do programa Pé-de-Meia, direcionada a futuros professores.
Por Em Sergipe 27/11/2024 às 14:42:32 - Atualizado há
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta semana uma nova modalidade do programa Pé-de-Meia, direcionada a futuros professores. O programa Pé-de-Meia Licenciatura oferecerá bolsas de estudo para estudantes que desejam ingressar em cursos de licenciatura e que obtiverem uma nota mínima de 650 no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024.
Segundo matéria da Agência Brasil, os estudantes selecionados para o Pé-de-Meia Licenciatura receberão bolsas de estudo com valor superior a R$ 500, que serão depositadas em uma poupança. O objetivo é oferecer um apoio financeiro aos futuros professores durante toda a graduação, incentivando-os a seguir a carreira docente.
A especialista Jamille Novaes, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Pé-de-Meia Licenciatura, confira.
Quais os requisitos para participar?
Para ter acesso ao programa, o estudante deverá:
Obter uma nota mínima de 650 no Enem 2024;
Inscrever-se no programa e comprovar sua aprovação em um curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior.
Quais os benefícios do programa?
O programa Pé-de-Meia Licenciatura oferece diversos benefícios aos futuros professores, como:
Apoio financeiro: as bolsas de estudo ajudam a arcar com os custos da graduação, como mensalidades, materiais didáticos e transporte;
Incentivo à carreira docente: o programa visa atrair jovens talentosos para a carreira docente, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no país;
Valorização da profissão: ao oferecer um apoio financeiro aos futuros professores, o programa demonstra a importância da profissão docente para a sociedade.
Outras medidas
Além do Pé-de-Meia Licenciatura, o MEC anunciou outras medidas para valorizar a profissão docente, como:
Programa de incentivo financeiro: um novo programa será criado para incentivar professores a atuarem em áreas carentes, similar ao programa Mais Médicos;
Concurso unificado: será criado um concurso unificado para professores, baseado na nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).