Revelações recentes da Polícia Federal expuseram um plano golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares de alto escalão.
Revelações recentes da Polícia Federal expuseram um plano golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares de alto escalão. O plano incluía a tentativa de subverter a democracia e ameaças de assassinato contra o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. De acordo com a investigação, provas do esquema teriam sido impressas no próprio Palácio do Planalto.
Assim como no Brasil, o avanço da extrema direita tem ameaçado a democracia em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, na Argentina e na Europa. O problema não se restringe às políticas internas e afeta até mesmo o sucesso de acordos multilaterais.
Ao mesmo tempo em que a PF revelava detalhes dos planos golpistas, se desenrolavam no cenário internacional a Conferência do Clima da ONU (COP29), realizada em Baku, no Azerbaijão, e a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
Neste episódio, Giovana Girardi e Marina Amaral analisam a gravidade do plano golpista e discutem como as duas cúpulas acabaram com acordos fracos, em grande parte afetados por esses impasses do tabuleiro da geopolítica internacional.
Confira!
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]