Redução da jornada de trabalho anima trabalhadores com 40 horas semanais
Uma importante conquista para os trabalhadores terceirizados do Governo Federal foi anunciada na última sexta-feira (6).
Por Em Sergipe 08/12/2024 às 20:27:40 - Atualizado há
Uma importante conquista para os trabalhadores terceirizados do Governo Federal foi anunciada na última sexta-feira (6). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou uma nova norma que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais para diversas categorias.
De acordo com matéria da Agência Gov, inicialmente, a redução da jornada beneficiará cerca de 9.100 trabalhadores que atuam em serviços como apoio administrativo, técnico em secretariado, secretariado, técnico em arquivo, lavagem de automóveis e jardinagem. A expectativa é que outras categorias sejam incluídas em breve.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre jornada de trabalho, confira.
Os contratos em vigor serão ajustados por meio de termos aditivos para refletir a nova jornada de trabalho. O governo está elaborando modelos padronizados para facilitar esse processo.
A redução da jornada não se aplica a serviços realizados em regime de plantão, como aqueles que exigem trabalho aos sábados, domingos ou em escalas de revezamento.
Profissionais que terão redução de jornada
Apoio administrativo: auxiliar de escritório, assistente administrativo e auxiliar administrativo;
Técnico em secretariado: secretária (técnico em secretariado – português), secretário (técnico de nível médio), secretário-assistente administrativo (técnico) e técnico em secretariado (português);
Secretariado: Secretária-Executiva, Secretária bilíngue e Secretária trilíngue;
Técnico em arquivo: auxiliar de serviços de documentação, informação e pesquisa; e arquivista de documentos;
Lavador de automóveis: lavador de carros e lavador de veículos;
Jardinagem: jardineiro e trabalhador do plantio e trato de árvores ornamentais.