Na última terça-feira (10) foi aprovado pelo Senado Federal o Projeto de Lei (PL) que regulamenta o uso de Inteligência Artificial (IA) no Brasil, e possibilita o recebimento de indenização.
Na última terça-feira (10) foi aprovado pelo Senado Federal o Projeto de Lei (PL) que regulamenta o uso de Inteligência Artificial (IA) no Brasil, e possibilita o recebimento de indenização. Agora o texto segue para a Câmara dos Deputados.
O PL nº2338/2023 foi aprovado em votação simbólica, apenas com o registro das oposições no Senado Federal. Agora, a Lei que regulamenta a IA segue para ser avaliada pelos deputados, e novamente deve enfrentar resistência do poder Legislativo.
A justificativa das big techs é que a cobrança de direitos autorais como está no projeto “pode inviabilizar o desenvolvimento da IA no Brasil“. Estiveram presentes durante a votação nomes importantes, como os cantores Paula Fernandes e Otto e o ator Paulo Betti.
Os artistas, levados ao Senado pelo senador Paulo Paim (PT), defendem que seja regulamentado os direitos autorais com penalidade para quem se apropriar de obras sem os devidos pagamentos.
Desde março de 2022, quando o projeto foi apresentado à Câmara, o texto passou por 12 audiências públicas, além de 14 audiências no âmbito da comissão interna temporária de IA.
De acordo com o portal R7, os principais pontos trazidos pelo texto que regulamenta o uso de IA no Brasil são:
Fica proíbido:
Sobre os direitos autorais e conteúdo jornalístico:
Como vai funcionar a fiscalização
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]