A cobrança antecipada do IPVA 2025 já começou em diversos estados, assim como a isenção do imposto para pessoas com deficiência.
A cobrança antecipada do IPVA 2025 já começou em diversos estados, assim como a isenção do imposto para pessoas com deficiência. Essa liberação do pagamento é feita tanto para o PCD condutor, quanto para aqueles que não dirigem.
O IPVA 2025 é um imposto estadual, isso significa que as regras podem variar um pouco de um estado para o outro; por isso é importante verificar no local em que você mora. A cobrança é feita no começo do ano, o que pode apertar um pouco o orçamento, por ser a mesma época de pagamento de outros impostos.
Contudo, a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é um direito das pessoas que possuem algumas condições específicas de saúde.
Geralmente a isenção é dada aos cidadãos que possuem deficiência mental, física, visual ou autismo. No entanto, não existe uma legislação federal sobre essa isenção, cabendo a cada estado definir suas próprias regras.
Em alguns estados a isenção é concedida tanto ao PCD condutor, quanto aquele que não é e depende de outras pessoas para dirigir. Nesse último caso a solicitação pode ser um pouco mais difícil, pois será necessário comprovar que o proprietário do veículo o utiliza para conduzir a pessoa com deficiência, informa o portal Gringo.
A pessoa com deficiência que é condutora deve apresentar os seguintes documentos:
Cada estado define os critérios específicos, mas, de modo geral, as pessoas com as seguintes condições podem solicitar a isenção:
Além das pessoas com deficiência ou outras condições de saúde, em alguns estados determinadas categorias profissionais também podem ser isentas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, segundo o e-Investidor são elas:
Como dito, o imposto é cobrado pelos estados, assim, o cidadão deve conferir como é o procedimento de solicitação no município em que mora. Geralmente os pedidos são feitos pela internet, facilitando o procedimento.
Quem for pagar o IPVA pode decidir fazer o pagamento à vista, geralmente com desconto, ou parcelado. Muitos estados já iniciaram o calendário antecipado, nesse caso os descontos serão maiores até o final desse ano, usar o 13º salário pode ser uma grande oportunidade de se livrar desse imposto.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre o parcelamento do IPVA, confira.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]