O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga para pessoas idosas e Pessoas com Deficiência (PcD) física ou intelectual um salário mínimo por mês.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga para pessoas idosas e Pessoas com Deficiência (PcD) física ou intelectual um salário mínimo por mês. Não é preciso ter contribuído para receber, mas é necessário comprovar que vive em condição de vulnerabilidade social.
O INSS paga um auxílio social chamado de BPC (Benefício de Prestação Continuada). Por meio dele os idosos e PcDs conseguem receber até 1 salário mínimo por mês, sem ter feito nenhuma contribuição anterior.
Mas é preciso atenção porque essa não é uma aposentadoria, mas sim uma ajuda do governo para quem vive em condição de baixa renda. Todos os anos o valor é reajuste com base no salário mínimo.
A partir de 2025 cada um dos 6 milhões de beneficiados receberão a partir de R$ 1.500. O governo federal ainda não fechou o valor exato do salário mínimo de 2025 porque espera a aprovação de um novo cálculo de reajuste. A expectativa é que fique em R$ 1.517.
O pagamento do BPC é feito para o cidadão de baixa renda que não tenha condições financeiras de se manter, seja PcD ou idoso. O primeiro passo para receber o benefício é fazer a sua inscrição no Cadastro Único.
A inscrição no Cadastro Único vai comprovar que aquele indivíduo de fato vive em condição de baixa renda. Além disso é preciso:
Depois, atendendo aos critérios, é necessário encaminhar a solicitação para o INSS. As pessoas com deficiência passam por perícia médica, e todos devem ser avaliados socialmente para identificar seu nível de vulnerabilidade.
Para receber o BPC pelo INSS é necessário fazer o pedido, depois de já ter se inscrito no Cadastro Único.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]