Uma operação desarticulou um esquema milionário de fraudes com criptomoedas, nesta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro.
Uma operação desarticulou um esquema milionário de fraudes com criptomoedas, nesta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro.
Agentes do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Federal prenderam um suspeito, alvo de um mandado de prisão, e cumpriram três ordens de busca e apreensão.
As investigações iniciaram para apurar a subtração de cerca de R$ 14,7 milhões por meio de uma sofisticada fraude cibernética. A vítima foi uma bolsa de valores com sede em Nova Iorque, que também atua no mercado brasileiro.
Segundo o MPRJ, o suspeito preso nesta quinta explorou uma vulnerabilidade no sistema da bolsa e realizou mais de 600 operações financeiras envolvendo criptoativos, em aproximadamente 10 horas.
A denúncia aponta que o acusado movimentou um valor de cerca de R$ 190 milhões, após um rastreamento em blockchains. Não foram apresentadas justificativas legais para o volume expressivo de negociações.
Os promotores responsáveis pelo inquérito destacaram que as técnicas avançadas de investigação e ferramentas de rastreamento permitiram identificar os crimes, assim como a movimentação milionária de ativos virtuais sem lastro comprovado.
Os investigadores ressaltaram a colaboração de diversas empresas de moedas virtuais, sediadas em diferentes países.
A operação desta quinta foi deflagrada pela 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro, em conjunto com a Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CSI/MPRJ) e a Delegacia de Repressão aos Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]