O brasileiro João Fonseca é o principal nome da nova geração do tênis mundial. Neste domingo (22/12), o tenista, de 18 anos, venceu o americano Learnen Tien, de virada, por três sets a um — parciais de 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2 — e se sagrou campeão do Next Gen ATP Finals.
O rival do brasileiro é o atual 122° do ranking e chegava como favorito para a grande decisão contra Fonseca — número 145 do ranking mundial.
Leia também
-
Esportes Bia Haddad consegue virada impressionante na Billie Jean King Cup
-
Esportes Bia Haddad volta ao top 10 do ranking mundial do tênis
-
Esportes Bia Haddad conquista o WTA 500 de Seul e salta para 12ª no ranking
Apesar da classificação no ranking, o tenista carioca já havia vencido o americano anteriormente no US Open juvenil de 2023. João Fonseca termina o Next Gen ATP Finals invicto — com cinco vitórias em cinco partidas.
Esta é a primeira vez que um tenista sul-americano vence o torneio, realizado em Jedá, na Arábia Saudita. O Next Gen ATP Finals é disputado desde 2017 entre os oito principais nomes de até 20 anos do circuito mundial de tênis. Apesar da sua relevância, a competição não vale pontos no ranking mundial de tênis.
João Fonseca é um dos três tenistas mais jovens a se tornar campeão do torneio. O brasileiro entra para a lista ao lado do italiano Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz.
Metropoles Esportes