O segundo episódio da retrospectiva de 2024 do Pauta Pública, mergulha no universo da extrema direita no Brasil.
O segundo episódio da retrospectiva de 2024 do Pauta Pública, mergulha no universo da extrema direita no Brasil. O psicólogo e psicanalista Christian Dunker, a comunicadora Rita Von Hunty e o pesquisador Paolo Demuru nos ajudam a entender como a extrema direita se apoia na construção de fantasias conspiratórias para fundamentar suas ações radicais.
O especial conta com trechos do episódio Política, subjetividade e pânico moral – com Christian Dunker, no qual o psicanalista traz uma explicação sobre como a culpa atua enquanto agente fundamental para a elaboração do sujeito político e porque a estratégia do pânico moral consegue ainda ter tanto apelo entre as pessoas. Ele destaca que "A culpa leva pro ódio. O ódio monetiza, vicia, tá aí disponível nos algoritmos da vida."
Outro tema abordado no especial é o desamparo, um sentimento que marcou 2024. No episódio Desamparo e ansiedade de fim do mundo, Rita Von Hunty discute sobre a sensação de impotência diante de situações como as guerras, mudanças climáticas e incertezas sobre o futuro da política. Os principais trechos ajudam a refletir sobre como essas emoções afetam a sociedade brasileira.
O pesquisador Paolo Demuru aprofunda a análise sobre a disputa pela imaginação e pelo encantamento em A apropriação da fantasia e do desejo pela extrema direita. Ele traz uma perspectiva analítica e propositiva em relação à disputa pela imaginação e pela capacidade de encantamento que o campo da esquerda precisa encarar para tentar reverter o jogo com a direita, que tem estratégias bem definidas de capturar esse território subjetivo.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]