Economia Hard News

Em busca de investidores, startup alemã de táxi aéreo Volocopter declara insolvência

A Volocopter, fabricante alemã de táxis aéreos, declarou insolvência nesta segunda-feira (30) em um tribunal na Alemanha, no momento em que a companhia busca novos investidores.

Por Em Sergipe

30/12/2024 às 16:46:32 - Atualizado há

A Volocopter, fabricante alemã de táxis aéreos, declarou insolvência nesta segunda-feira (30) em um tribunal na Alemanha, no momento em que a companhia busca novos investidores.

A empresa, que tem como objetivo lançar seu veículo "Volocity" no mercado em 2025, ainda mantém esperanças de entrar no competitivo setor de táxis aéreos.

Com sede perto de Stuttgart, a Volocopter enfrenta dificuldades devido à necessidade de certificação de tipo da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês) para o lançamento de sua linha de produtos Volocity, que é um modelo para dois passageiros.

Apesar do pedido, a empresa acredita que encontrará um investidor no início do próximo ano, e a petição de insolvência é considerada necessária para manter suas operações.

"Apesar de recentes esforços intensivos de captação de recursos, não foi possível encontrar uma solução viável para manter as operações regulares fora dos procedimentos de insolvência", afirmou a Volocopter.

A empresa garantiu que as operações comerciais continuarão normalmente durante o processo de insolvência provisória.

O administrador provisório da insolvência, Tobias Wahl, destacou que a empresa está "perto da linha de chegada" para obter a aprovação da tecnologia de decolagem e pouso vertical totalmente elétrica do Volocity.

Ele ressaltou a necessidade de financiamento para dar os passos finais rumo à entrada no mercado e anunciou planos para desenvolver um conceito de reestruturação até o final de fevereiro.

Fundada em 2011, a Volocopter enfrentou um revés significativo ao cancelar voos de teste durante os Jogos Olímpicos de Paris, devido à falta de certificação para seu motor de aeronave. A empresa também está trabalhando em um modelo de cinco lugares, que pretende apresentar em 2027.

Enquanto isso, a Lilium, um concorrente da Volocopter, conseguiu evitar a falência após a aquisição por um consórcio de investidores, reacendendo o debate na Alemanha sobre o apoio a startups no setor de aviação elétrica.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe