De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), do governo dos EUA, uma em cada 36 crianças no mundo é autista. Mesmo não havendo um estudo sobre a prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil, estima-se pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que há 2 milhões de pessoas com autismo somente no país, números que merecem a atenção da população e, especialmente, do poder público.
Com o crescente número de diagnósticos e demandas voltadas às pessoas com autismo, a deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos) sensibilizou-se com a luta das famílias e das pessoas com autismo, sobretudo no que concerne à construção de políticas públicas.
Hoje, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a deputada Carminha se coloca como apoiadora e defensora da causa das pessoas com autismo. "Apesar de já termos evoluído na questão de ampliar as discussões acerca do tema e a ampliação do diagnóstico, sei que ainda há um caminho a percorrer. A minha luta para que as pessoas com autismo tenham mais qualidade de vida não vem de hoje. Eu mesma tenho uma pessoa autista na minha família, conheço algumas outras pessoas com o mesmo diagnóstico e sei que não é fácil, sei o quanto uma conquista, por mínima que seja, faz toda a diferença", revelou Carminha.
Ao longo do seu primeiro ano de mandato na Alese, a parlamentar vem intensificando, cada vez mais, seu trabalho em favor das pessoas autistas. Além de promover ações pontuais para os autistas, por meio do projeto 'Gabinete Itinerante', em que a deputada realiza atividades em benefício do povo sergipano, a parlamentar indicou ao Governo do Estado a implantação de uma casa de apoio em Aracaju para pacientes com transtorno do espectro autista (TEA) e também foi autora de um projeto de lei que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos das Pessoas com Autismo.
Carminha lembra com orgulho alguns trabalhos desenvolvidos a favor dos autistas. "Ano passado promovemos uma importante ação no bairro Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, onde levamos o nosso gabinete às ruas para realizar uma ação com a presença de uma equipe multidisciplinar, à qual agradeço ao Dr. Rodrigo Araújo por ter sido um grande parceiro nessa ação. Além da interação das famílias e das crianças autistas, foram realizadas consultas com diversos especialistas, onde muitos que não tinham o diagnóstico saíram da ação com o diagnóstico em mãos. Um alívio muito grande para as famílias que, a partir desse momento, puderam direcionar o tratamento e acompanhamento dos seus filhos, a fim de obterem uma melhoria na qualidade de vida", detalhou a parlamentar.
O neuropediatra Dr. Rodrigo Araújo desmente alguns mitos que cercam a vida dos autistas, um deles é sobre a capacidade intelectual. "A gente tem que tirar da nossa cabeça a associação do autismo à questão de deficiência intelectual porque nem todo autista tem uma deficiência intelectual associada. O autista pode fazer mestrado, doutorado, PhD, casar, pode chegar onde ele quiser e tudo isso depende de nós, enquanto sociedade, poder dar a condição de poder chegar onde ele quiser", esclareceu.
Sobre o TEA
O TEA é uma condição que afeta a forma como as pessoas se comportam e se comunicam, é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Mesmo sendo um transtorno crônico, o autismo conta com formas de tratamento que devem ser introduzidas tão logo seja feito o diagnóstico e aplicadas por uma equipe multidisciplinar.
O autismo em crianças costuma se manifestar bem cedo, por volta do sexto mês até 1 ano de idade, e pode se confundir com características de personalidade. Mesmo quando bebês, crianças no espectro apresentam características como foco excessivo em determinados objetos e raro contato visual.
"Hoje é apenas uma data para ampliar as discussões sobre o autismo, mas a luta dessas pessoas é diária. Precisamos olhar com mais atenção para o entorno da pessoa com autismo. Mais uma vez, coloco nosso mandato à disposição dos autistas, para que possamos continuar marchando juntos nessa luta", concluiu Carminha.
FOTO: Jairo Dantas