O cometa C/2024 G3 (ATLAS) será o mais brilhante de 2025 e poderá ser avistado no céu noturno a partir da segunda quinzena do mês de janeiro.
Nesta segunda-feira (13), o corpo celeste passa pelo seu ponto mais próximo do Sol e começa a brilhar no céu, sendo possível avistá-lo com o uso de binóculos.
O C/2024 G3 (ATLAS) foi descoberto pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS), o sistema usado pela Nasa para monitorar objetos próximos à Terra e possíveis impactos, em abril de 2024.
Os cometas são grandes corpos feitos de poeira, pedras e gelo, restos da formação do nosso Sistema Solar, há mais de 4,6 bilhões de anos. Conforme o cometa se aproxima do Sol, o gelo e a poeira começam a vaporizar, atingindo o estado gasoso e formando a cauda do cometa.
Assim como outros cometas que passam muito perto do Sol, há uma chance de que o C/2024 G3 (ATLAS) não sobreviva ao periélio e seja completamente vaporizado.
Como observar o cometa C/2024 G3 (ATLAS)?
O cometa pode ser avistado em céus escuros com o auxílio de binóculos a partir da segunda quinzena de janeiro.
O melhor momento para tentar observá-lo é logo após o pôr-do-sol, próximo à linha do horizonte, na direção oeste, entre as constelações de Capricórnio e Peixe Austral.
Confira também aplicativos de astronomia para ajudar a localizar e acompanhar os fenômenos astronômicos no céu noturno.
Nave tira foto da Terra e da Lua lado a lado vistas do espaço; veja
CNN Brasil