A bola vai rolar para a 50ª edição do Campeonato Candango, o Candangão, principal competição de futebol do Distrito Federal. A partir deste sábado (18/1), 10 equipes estarão na disputa pelo título, oito que se mantiveram, no ano passado, na elite, além de Sobradinho e Legião, campeão e vice-campeão da Segundinha, respectivamente.
Leia também
-
Esportes Federação e BRB realizam evento oficial de abertura do Candangão 2025
-
Esportes Candangão BRB 2025 será transmitido pela Record TV
-
Esportes Em arbitral, FFDF define os rumos das equipes no Candangão 2025
Formato da competição
Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único, e os quatro melhores avançam às semifinais. A grande novidade deste ano é que a final será disputada em partida única, em vez do tradicional formato de ida e volta. Embora o local da decisão ainda não tenha sido definido, a expectativa é que o jogo aconteça na Arena BRB Mané Garrincha, no dia 29 de março. Assim como na temporada passada, os dois últimos colocados serão rebaixados para a Segundinha.
Com reforços e grandes nomes conhecidos no futebol nacional, as equipes prometem uma edição repleta de emoção e disputas acirradas.
Conheça os times do Candangão 2025
Brasiliense F.C
Fundação: 1/8/2000
Mascote: Jacaré
Estádio: Boca do Jacaré
Títulos: 11
O Jacaré terá o Candangão como a sua principal competição em 2025, já que disputará apenas a Copa Verde em nível nacional. Reforçado, o Brasiliense aposta no goleiro Matheus Kayser, destaque defensivo da última temporada, e no experiente atacante Apodi, que chega após boa passagem pelo Vila Nova. No comando do time, estará novamente Luís Carlos Winck, que levou o Brasiliense a uma das suas melhores campanhas dos últimos anos. O time busca reconquistar o título e voltar à Série D.
Capital S.A.F
Fundação: 5/7/2005
Mascote: Coruja
Estádio: JK
Títulos: 0
O jovem Capital vive sua maior temporada após o vice-campeonato de 2024, com vagas garantidas na Copa Verde, Copa do Brasil e Série D. A equipe manteve a base do ano passado e trouxe reforços experientes, como o goleiro Wagner, campeão brasileiro com Palmeiras e Chapecoense, e o meia Romarinho. Paulinho Kobayashi segue no comando técnico.
S.E Ceilandense
Fundação: 8/10/1977
Mascote: Dragão
Estádio: Boca do Jacaré
Títulos: 0
Depois de escapar do rebaixamento por pouco, o Ceilandense busca uma temporada mais tranquila. O zagueiro Gilson Somália e o atacante Paulo Renê são os pilares do time, agora sob a liderança do técnico Mariozan.
Ceilândia S.A.F
Fundação: 25/8/1979
Mascote: Gato Preto
Estádio: Abadião
Títulos: 3
Atual campeão, o Ceilândia manteve boa parte do elenco vencedor e terá novamente o técnico Adelson de Almeida, o mais longevo do campeonato. O zagueiro Euller e o meia Cabralzinho são os destaques da equipe.
S.E Gama
Fundação: 15/11/1975
Mascote: Periquito
Estádio: Bezerrão
Títulos: 13
O Gama luta para voltar à final e às competições nacionais. Reforçado com o zagueiro Pedro Romano e o meia Daniel Costa, o time será comandado por Glauber Ramos, que retorna após boa passagem pelo futebol goiano.
Legião F.C
Fundação: 11/5/2006
Mascote: Leão Branco
Estádio: Bezerrão
Títulos: 0
De volta à elite, o Legião aposta em jovens talentos e no técnico Marcus Vinicius, que, aos 25 anos, é o treinador mais jovem dos estaduais em 2025.
Paranoá E.C
Fundação: 30/4/2000
Mascote: Cobra Sucuri
Estádio: Defelê
Títulos: 0
Com elenco reformulado, o Paranoá traz nomes experientes, como o meia Celsinho e o goleiro Pereira. O técnico Klésio Moraes segue no comando.
Real Brasília F.C
Fundação: 1/11/2006
Mascote: Leão do Planalto
Estádio: Defelê
Títulos: 1
Em dificuldades financeiras, o Real Brasília aposta na base e no retorno do atacante Davi Araújo. O técnico Kaká estreia à frente da equipe principal.
Samambaia F.C
Fundação: 29/1/1993
Mascote: Cachorro Salsicha
Estádio: Rorizão
Títulos: 0
O Samambaia segue mesclando juventude e experiência, com destaque para o atacante Stefano Yuri. Luiz Carlos Carioca retorna como treinador.
Sobradinho E.C
Fundação: 1/1/1975
Mascote: Leão da Serra
Estádio: Defelê
Títulos: 3
Campeão da Segundinha, o Sobradinho aposta nos reforços de Léo Príncipe e Pipico para surpreender na elite.
Confira os jogos da primeira rodada do Candangão:
Gama x Sobradinho
Capital x Ceilandense
Ceilândia x Real Brasília
Brasiliense x Samambaia
Paranoá x Legião
Metropoles Esportes