Os carros que contam com a tecnologia híbrida plug-in encerraram o ano de 2024 com o maior número de emplacamentos entre os eletrificados no Brasil.
Os automóveis híbridos plug-in (PHEV), são os que contam com motor térmico e bateria. Assim, o condutor pode optar em rodar usando ambos os motores ou apenas o modo 100% elétrico.
Em 2024, entre janeiro a dezembro, as vendas desses carros chegaram a 64.009 unidades. A participação de mercado entre todos os tipos de eletrificação foi de 36,09%.
Geograficamente, o Estado de São Paulo continuou na liderança da eletromobilidade no Brasil, com 32% das vendas totais de 2024 (56.819), seguido pelo Distrito Federal, com 9% (16.061).
Para o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos, esse tipo de carro apresenta-se hoje como um ótima solução para o Brasil.
"Ele [PHEV] oferece uma grande saída hoje, uma alternativa para quem busca eletrificação, quer usar o veículo elétrico, mas não abre mão de uma certa autonomia e de uma certa independência", explica.
Para Bastos, uma outra vantagem é a redução na emissão de gases à atmosfera. "Nós estimamos, no caso dos híbridos, uma contribuição em torno de 30%. No caso dos híbridos plug-in, essa contribuição, em média, sobe para 70%", pondera.
Assim, como os carros 100% elétricos, usar o híbrido plug-in neste modo é um vantagem pelo conforto a bordo. Com o motor desligado, o silêncio a bordo predomina.
“O veículo híbrido plug-in tem uma grande contribuição para o meio ambiente, na medida que ele pode ser usado, na maior parte das vezes, em deslocamentos de até 100, 150, 170 km, apenas no modo elétrico", pontua Bastos.
Híbrido plug-in: o que considerar ao comprar um eletrificado?
CNN Brasil