Geral Direitos & Benefícios

Governo comemora: 1,3 milhão de famílias deixaram Bolsa Família; por que essa é uma boa notícia?

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) postou uma notícia comemorando o fato de que 1,3 milhão de titulares deixaram de receber o Bolsa Família durante o ano de 2024.

Por Em Sergipe

23/01/2025 às 20:41:54 - Atualizado há

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) postou uma notícia comemorando o fato de que 1,3 milhão de titulares deixaram de receber o Bolsa Família durante o ano de 2024. O corte traz economia para o governo, mas por que deve ser publicamente comemorado?. 

bolsa família
Governo comemora: 1,3 milhão de famílias deixaram Bolsa Família; por que essa é uma boa notícia? (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Segundo o MDS, 1,3 milhão de famílias que tinham direito ao benefício do Bolsa Família superaram meio salário mínimo de renda por pessoa e deixaram o Programa em 2024. 

O número é mais que o dobro do total de titulares que foram excluídos em 2023 pelo mesmo motivo, naquela época foram 590 mil famílias desligadas. 

A situação gerou comemoração entre o poder público porque indica a diminuição da pobreza no país e o aumento de vagas de trabalho ocupadas por pessoas de baixa renda.

Entre os meses de janeiro de 2023 e setembro de 2024, mais de 91% dos empregos formais criados no Brasil foram ocupados por pessoas inscritas no Bolsa Família e Cadastro Único, como aponta a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Quem consegue emprego perde o Bolsa Família?

Não! Uma das principais notícias falsas envolvendo o Bolsa Família é que o programa impede que as pessoas que o recebem trabalhem com carteira assinada.

Na verdade, é possível trabalhar e continuar recebendo o programa, mas para isso é preciso atender os critérios de renda dentro da Regra de Proteção.

  • Mesmo recebendo o salário de emprego a renda da família não pode ultrapassar meio salário mínimo por pessoa;
  • Quando a rende ultrapassa R$ 218 por pessoa, que é o valor limite para entrar no programa, o valor do benefício caí em 50%;
  • A família fica mantida dentro da Regra de Proteção pelo período máximo de dois anos. Depois é excluída do programa. 

São 4,4 milhões de famílias que melhoraram de renda e entraram na Regra de Proteção do Bolsa Família durante 2023 e 2024 (2,2 milhões em cada ano).

Como funciona a Regra de Proteção para manter o pagamento do Bolsa Família?

Para conseguir manter o pagamento do Bolsa Família mesmo tendo aumentado sua renda mensal para mais que R$ 218 por pessoa da família é preciso ter muita atenção.

A regra vai valer somente para:

  • Famílias com elevação de renda acima do limite de entrada no programa para até meio salário mínimo por componente familiar.

“Antes, quem entrava no Bolsa Família e assinava a carteira, perdia o benefício só porque se efetivou em um trabalho formal. Agora não. A gente mede a renda”, explicou o ministro do MDS, Wellington Dias.

Lila CunhaLila CunhaFormada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]

Fonte: Portal FDR
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe