Realizado nesta semana pelo Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um alerta trouxe importantes informações sobre uma nova fraude que tem sido aplicado no Brasil.
Realizado nesta semana pelo Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um alerta trouxe importantes informações sobre uma nova fraude que tem sido aplicado no Brasil. Batizado de golpe da selfie, o crime tem sido aplicado especialmente nos cidadãos mais idosos e tem como objetivo o roubo de informações e dinheiro da população.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, para aplicar o golpe os criminosos entram em contato com a vítima afirmando que ela foi premiada para receber algum tipo de benefício. No entanto, a liberação do item só pode ser realizada depois que uma selfie é enviada. É nesse momento que é aplicado o golpe da selfie.
CUIDADO!Ao conseguir a selfie do cidadão, são coletadas informações da biometria facial da vítima. Atualmente, esse dado é essencial para a realização de diversos serviços financeiros, desde a abertura de contas até a liberação de pagamentos e transferências, por exemplo.
Dessa forma, caso receba alguma ligação ou mensagem falando sobre a entrega de uma suposta premiação, a recomendação é de que o cidadão desconfie e analise os termos antes de enviar uma selfie.
Em alguns casos, a coleta da foto pode ser realizada pessoalmente. Nessa situação, os criminosos se aproveitam e utilizam uma fita isolante ou um modificador de tela. Assim, a vítima acaba não percebendo que, na verdade, está realizando uma operação biométrica.
– Fique atento e não aceite este tipo de abordagem, porque é golpe. Jamais aceite o pedido de um desconhecido para tirar uma selfie para receber qualquer coisa que lhe ofereça, afirmou o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria para o jornal O Globo.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz outros detalhes sobre um novo golpe. Confira e saiba como se proteger:
© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]