Geral Câmara dos Deputados

Governo lança política de sustentabilidade para aeroportos e Copom avalia taxa de juros

Neste início de semana, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, lançará uma política de sustentabilidade voltada para portos, aeroportos e hidrovias em evento na B3, em São Paulo.

Por Em Sergipe

26/01/2025 às 19:29:29 - Atualizado há

Neste início de semana, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, lançará uma política de sustentabilidade voltada para portos, aeroportos e hidrovias em evento na B3, em São Paulo. Entre os destaques estão os critérios para obtenção de selos sustentáveis, que incluem metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e ações sociais, além do impacto no alinhamento às metas globais da Agenda 2030 e na competitividade internacional do Brasil.

Na terça (28) e quarta-feira (29), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reunirá para definir os próximos rumos da taxa Selic. O colegiado avaliará se mantém, aumenta ou reduz a taxa básica de juros, atualmente em 12,25% ao ano, com base em votação por maioria simples. Em caso de empate, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, terá o voto decisivo.

Com a volta das casas legislativas marcada para 2 de fevereiro, há expectativa de que um pré-calendário seja elaborado nesta semana para tratar de pautas remanescentes de 2024, como a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Esta é a última semana antes do término do recesso parlamentar e do retorno dos julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Também estão na agenda da semana de 27 a 31 de janeiro:

Direitos Humanos 

  • Câmara dos Deputados
    • Visibilidade trans (PLEN, 27/1, 9h): A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) realiza seminários sobre transmasculinidades negras e representatividade trans na política e lança o dossiê "Assassinatos e Violências Contra Pessoas Trans 2025", no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Meio Ambiente

  • Ministério de Portos e Aeroportos
    • Incentivo à sustentabilidade (Praça Antônio Prado, 27/1, 14h): Política de Sustentabilidade para setores de portos, aeroportos e hidrovias, com selos ESG (de Bronze a Diamante), será lançada e contemplará empresas que reduzam emissões e promovam ações sociais e ambientais.

Economia

  • Copom se reúne (28 e 29/1): O Comitê de Política Monetária (Copom) revisará a taxa Selic, atualmente em 12,25% ao ano. Na última reunião, em dezembro, a taxa foi elevada em 1 ponto percentual, influenciando os juros da economia brasileira.

Política 

  • Empresas de ônibus e PCC (31/1): A prefeitura de São Paulo deve concluir a análise sobre a rescisão dos contratos com UpBus e Transwolff, empresas investigadas após acusações de suposta ligação com o PCC. Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), prazo para defesa antes do início da caducidade termina neste dia 27.

Início de ano lento

  • Os julgamentos no STF e as atividades parlamentares no Congresso Nacional continuam paralisados em decorrência dos recessos. Os poderes devem retornar apenas na primeira semana de fevereiro, quando oficialmente retomam os exercícios.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe