Confira os serviços do Meu INSS que podem ser acessados sem senha
A plataforma Meu INSS foi criada para facilitar o acesso aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social, isso inclui até a solicitação de benefícios.
Por Em Sergipe 31/01/2025 às 17:01:53 - Atualizado há
A plataforma Meu INSS foi criada para facilitar o acesso aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social, isso inclui até a solicitação de benefícios. Muitos serviços são oferecidos sem a necessidade de login, facilitando o acesso, veja quais são eles.
A ida às agências da Previdências Social ficaram mais raras após o lançamento do Meu INSS. O sistema, que funciona no site oficial ou app, oferece diversos serviços, muitos podem ser acessados sem senha, facilitando ainda mais a vida do cidadão.
Mas, atenção, para evitar dores de cabeça certifique-se de estar acessando os portais oficiais, que apresentaremos no final desta matéria.
Serviços do Meu INSS que podem ser acessados sem senha
Revisão de BPC: consulta da lista de pessoas que precisam atualizar ou fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.
Novo pedido: clicando nesse ícone você consegue pedir extratos do benefício, solicitar aposentadoria, certidão de tempo de contribuição, atualizações, benefícios, pensões, entre outros.
Emitir Guia de Pagamento (GPS): esse ícone na verdade faz o encaminhamento do cidadão para o site da Receita Federal, onde ele informará sua categoria (contribuinte individual, doméstico, facultativo ou segurado especial) e os dados do contribuinte (NIT/PIS/Pasep). Assim é possível emitir o boleto e pagar a contribuição à Previdência.
Comunicação de Acidente de Trabalho (cadastrar): serviço para comunicar um acidente de trabalho ou de trajeto, bem como doença ocupacional.
Calendário de pagamento: local para consultar as datas de pagamento dos benefícios durante o ano. Primeiro você precisa ver o número final no seu cartão de benefício, ignorando o dígito verificador (aquele que aparece após o traço). Por exemplo, no cartão 123456789-0, o número final será 9.
Encontre uma agência: espaço para você encontrar uma agência da Previdência mais próxima.
Verificar autenticidade de documentos: recebeu um documento e não tem certeza se ele foi enviado pelo INSS? Utilize esse serviço para fazer a verificação através do código fornecido no documento.
Inscrever no INSS: o cidadão pode usar esse serviço para fazer sua inscrição no INSS e gerar o número do trabalhador (NIT).
Fala.BR Ouvidoria: local para o cidadão acessar informações sobre uma solicitação, fazer denúncias, elogios, reclamações, solicitações ou enviar sugestões o órgão.
Meu INSS+ Conheça as vantagens: acessando esse ícone você confere os bancos parceiros que oferecem vantagens aos aposentados e pensionista e ainda pode emitir a carteira do beneficiário.
Taxas de empréstimo consignado: consulte as taxas de juros do consignado cobradas por cada instituição bancária. Também é possível acessar os pedidos de empréstimo contratados pelos aposentados, pensionistas ou titulares do BPC.
Programa de Educação Previdenciária – Escola Virtual: programa criado com para disseminar o conhecimento previdenciário.
Você pode utilizar os serviços pelo site oficial Meu INSS ou baixar o aplicativo no seu celular (disponível para Android na Google Play ou iOS na Apple Store).
O aplicativo acaba sendo mais prático porque você tem todos os recursos na palma da sua mão, pode inclusive receber alertas de notificações do INSS, desde que tenha feito o login.
Também pela internet é possível atualizar os dados, que segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, é um dos critérios de suspensão dos benefícios.
Veja como usar o sistema virtual para dar entrada na apsoentadoria: