Geral IRPF

Simulador do Imposto de Renda 2025: elabore uma previsão do quanto terá que pagar ou receber

Você sabia que a Receita Federal libera um tipo de simulador do Imposto de Renda para que o contribuinte preveja o quanto vai ser pago em tributos? Embora seja apenas uma simulação, esse mecanismo permite que o cidadão se prepare para os valores a serem pagos.

Por Em Sergipe

01/02/2025 às 23:09:16 - Atualizado há

Você sabia que a Receita Federal libera um tipo de simulador do Imposto de Renda para que o contribuinte preveja o quanto vai ser pago em tributos? Embora seja apenas uma simulação, esse mecanismo permite que o cidadão se prepare para os valores a serem pagos.

simulador imposto de renda
Simulador do Imposto de Renda 2025: elabore uma previsão do quanto terá que pagar ou receber (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A expectativa é de que entre os meses de março e maio o cidadão brasileiro tenha que enviar a declaração do Imposto de Renda 2025, referente ao ano de 2024. A partir dos valores informados pelo contribuinte a Receita Federal vai fazer a cobrança do imposto.

O valor pode ser pago à vista ou de forma parcelada. Para chegar a quantia final a Receita Federal vai considerar todos os rendimentos tributáveis do cidadão somados no último ano.

Como funciona o simulador do Imposto de Renda 2025

No simulador do Imposto de Renda 2025 o contribuinte precisa informar no sistema todos os valores referentes aos seus rendimentos tributáveis, isto é, os rendimentos que geram cobrança de imposto (ex.: salário, investimentos).

Depois, será necessário informar as suas deduções, ou seja, os gastos que somou durante o ano passado. Vale o que for gasto do seu dinheiro para dependentes, também devem ser inclusos os gastos com doações para entidades autorizadas pela Receita.

Por fim, o sistema vai informar o quanto precisa ser pago de imposto pelo contribuinte, e qual foi o percentual aplicado sobre os seus rendimentos.

  • Acesse o simulador da Receita Federal por meio do site: www27.receita.fazenda.gov.br/simulador-irpf e clique em "Cálculo Anual";
  • Selecione "2025" e insira o valor dos rendimentos tributáveis;
  • Em "Deduções", coloque os valores que devem ser abatidos, como gastos em médicos, instituições de ensino e outras deduções;
  • Na parte de "Deduções especiais", coloque as quantias utilizadas em doações e outros programa, caso haja;
  • Clique na seção 4 "Imposto" e veja o valor relacionado ao pagamento que deve ser realizado ou valor a receber;
  • Em "Alíquota efetiva" é possível ver o percentual do imposto sobre os rendimentos.

Para o trabalhador com carteira assinada existe o IRRF (Imposto de Renda Retido da Fonte) em que o valor do imposto a ser pago é descontado direto do salário do cidadão.

 

Lila CunhaLila CunhaFormada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]

Fonte: Portal FDR
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe