O Banco Central (BC) oferece, a partir desta segunda-feira (3), a possibilidade de o brasileiro pagar seus boletos via Pix.
Com as novas regras de aperfeiçoamento da autarquia, os boletos deverão incluir um QR Code específico para realizar as operações, o chamado “boleto dinâmico”.
O pagador poderá utilizar o mesmo boleto devido, seja ele digital ou físico, para cumprir o pagamento de forma automática e direta.
O BC afirma que, para garantir o correto direcionamento dos recursos pagos de forma automática, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pela autarquia.
“A possibilidade de pagamento do boleto por meio do Pix e a criação do boleto dinâmico têm como objetivo modernizar esse instrumento de pagamento [boleto], trazendo mais conveniência e segurança tanto para o pagador quanto para o recebedor dos recursos”, escreveu em nota Ricardo Vieira Barroso, chefe de divisão no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC.
O Banco Central ainda irá definir os ativos financeiros que poderão ser vinculados ao boleto dinâmico, “de forma a garantir a higidez e a segurança no uso dessa nova modalidade de instrumento de pagamento”, pontua.
Pix é a forma de pagamento mais utilizada pelo brasileiro, diz BC
CNN Brasil