Com a implementação de novas tecnologias e o crescimento de plataformas de pagamento digital, o mercado de boletos no país tem experimentado um crescimento exponencial.
Com a implementação de novas tecnologias e o crescimento de plataformas de pagamento digital, o mercado de boletos no país tem experimentado um crescimento exponencial. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no primeiro semestre de 2024, foram emitidos mais de 4,3 bilhões de boletos transacionados, alcançando a marca de R$ 6,67 trilhões movimentados no segmento.
Para Vinicius Santos, CEO e fundador da Conta Comigo Digital, a digitalização do pagamento de contas no Brasil não é apenas uma tendência. Para ele, trata-se de uma revolução silenciosa que está transformando a maneira como o brasileiro está lidando com as finanças pessoais.
"O boleto, que nasceu e se consolidou como um instrumento essencialmente físico, no papel, está sendo completamente ressignificado no ambiente digital", afirma. O executivo frisa que, hoje, ao se falar em boleto, a primeira coisa que vem à mente não é mais aquele papel impresso, mas um código digital no celular.
"O comportamento desta mudança de paradigma é extremamente interessante, pois não elimina este popular meio de pagamento que é o boleto, mas, na verdade, moderniza-o", explica Santos.
Historicamente, o boleto bancário tem sido uma das formas mais populares de pagamento no Brasil, perdendo recentemente somente para o PIX. No entanto, com a digitalização do setor financeiro e a aceleração da inclusão digital, a maneira de pagar e gerar boletos mudou consideravelmente.
Isso porque atualmente é possível gerar, pagar e até controlar boletos por meio de apps bancários, fintechs e plataformas de pagamento online. "Cada vez mais paga-se mais boletos no digital e menos no ambiente físico. A digitalização oferece uma maneira mais eficiente e acessível de realizar pagamentos", reforça o CEO da Conta Comigo Digital.
Além disso, Santos destaca que a adesão ao pagamento digital vem acompanhada de outros benefícios, como a redução de custos operacionais para as empresas, a diminuição de fraudes e o aumento da segurança nas transações.
Afinal, as vantagens da digitalização são inúmeras: mais agilidade, conveniência e controle nas mãos do usuário. Além disso, a evolução do sistema de boletos com o Pix, por exemplo, tem estreitado a relação entre diferentes métodos de pagamento, integrando-os em um ecossistema financeiro cada vez mais robusto e eficiente.
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