Economia B3

CEO do Banco XP acha que "crise é inexistente" e política monetária conterá inflação

Apesar do chocalhão pelo qual passou o mercado ao fim de 2024, o CEO do Banco XP, José Berenguer, vê que a atual política monetária deve conter a inflação.

Por Em Sergipe

06/02/2025 às 22:30:35 - Atualizado há

Apesar do chocalhão pelo qual passou o mercado ao fim de 2024, o CEO do Banco XP, José Berenguer, vê que a atual política monetária deve conter a inflação. Para ele, o Brasil não passa por uma crise e o cenário atual não relembra casos “anômalos” do passado.

“Eu acho que essa crise é inexistente”, disse em painel do evento Outliers organizado pelo InfoMoney nesta quinta-feira (6). “Ninguém quebrou, nem circuit breaker nós tivemos nos últimos três meses que a gente teve nos últimos três meses, e olha que houve oscilações bastante grandes”, completou.

Parte da sua avaliação vem do início de um novo ciclo político em vistas de 2026 e um cenário inflacionário que tende a ser controlado. “Não tem como o choque monetário que aconteceu não produzir efeitos. E toda discussão, mais uma vez, relacionada ao ano que vem, começa a ganhar momentum na medida que nos aproximamos do fim deste ano.”

O CEO da B3, Gilson Finkelsztain, que dividiu palco com Berenguer no painel, diz ter uma visão menos otimista. Para ele, a falta de confiança e credibilidade no Brasil têm gerado o mau humor do mercado. “Estamos muito distantes da eleição e isso faz com que a gente tenha um ano de 2025 mais complexo, mais difícil”, avaliou.

Finkelsztain ainda vê as eleições de 2026 muito distantes e alocações estão travadas por falta de clareza sobre a agenda do próximo ciclo político.

“O que mais me preocupa ainda para os próximos 12 meses é que o Brasil está perdendo relevância dentro dos índices de emergentes”, disse Finkelsztain. “Então, eu acho isso bem preocupante. Já tivemos 17% em peso nos índices de mercados emergentes, e estamos em 4% com viés de baixa.”

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe