Depois de crescer por dois anos seguidos em torno de 20%, em função da demanda reprimida nos anos de pandemia, o mercado de intercâmbio continuou em 2024 em franca expansão. Para 2025, as perspectivas continuam positivas, mas dessa vez não são só os jovens que estão impulsionando os negócios. Os profissionais mais maduros, os chamados 40+, estão ampliando as buscas por estudos de idiomas e especializações no exterior.
Segundo Christina Bicalho, vice-presidente da consultoria de educação internacional Student Travel Bureau (STB), depois de 2024, um ano de estabilização dos negócios após a pandemia, 2025 promete prosseguir, mas agora com mais diversificação. "O mercado de educação executiva cresceu, inclusive para o público 40 e 50+, que estão percebendo o quanto é importante se atualizar, porque isso tem impacto direto na carreira", afirma.
Esse público contribuiu para os bons resultados do último ano, com um avanço de 30% na procura, de acordo com dados do STB. Os outros segmentos também continuam fortes, registrando crescimento para programas de ensino médio no exterior, chamado de high school, em torno de 20%; férias para adolescentes no exterior (30%); idiomas (10%); semestre universitário (200%) e graduação e pós (53%).
"Já tínhamos percebido nos últimos anos um aumento do interesse de pessoas com mais de 40 anos em busca do primeiro intercâmbio, justamente por descobrirem que não existe limite de idade para viver a experiência da educação internacional, seja para aprimoramento de carreira ou vivenciar novas culturas", afirma Christina
Em 2023, o mercado de intercâmbio apresentou um crescimento de 22%, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta). No ano anterior, primeiro após a pandemia, a alta foi de 18% se comparado a 2019, ano anterior ao surgimento da Covid 19. Em 2024 a alta foi de 20% e este ano a expectativa é repetir a mesma performance.
Diante desse crescimento da demanda, a STB fez parceria com o Disney Institute, para oferecer seus programas de gestão e empreendedorismo, e com a London School of Economics, reconhecida na área de economia, para executivos até mesmo de C-Level
O grande chamariz para esses profissionais são as propostas de trabalho, que se multiplicam, feitas por empresas internacionais para quem fala inglês fluente, segundo a vice-presidente do STB. "Nem mesmo a alta do dólar tirou o interesse por esse aprimoramento", disse.
Diante de um mercado tão aquecido, o STB realizará no dia 15 de março, o Festival do Intercâmbio STB, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. Além de mostrar todas as possibilidades de estudo no exterior, as pessoas poderão assistir palestras com executivos e até com líderes do Paris Saint Germain, time francês onde Neymar jogou.
Haverá ainda empresas que ajudam no financiamento dos estudos internacionais. "Reunimos todas as pontas, desde escolas renomadas até os financiadores para fazer o sonhos acontecer". Considerado um dos maiores eventos do mercado de educação internacional da América Latina, o Festival do Intercâmbio STB terá entrada gratuita e as inscrições podem ser feitas no site do evento.
Planejamento
O objetivo é que os interessados comecem a planejar, porque este é um sonho que demanda bastante organização e recursos, segundo a executiva. Os programas para executivos, como do Disney Institute, por exemplo podem chegar a custar US$ 5 mil para cinco dias. "Mas a programação desses cursos é intensas e muitas empresas até pagam para seus executivos irem, porque desenvolvem muito a parte de gestão e liderança." Já um programa de intercâmbio para jovens nos Estados Unidos ou Canadá, incluindo escola e moradia, podem custar US$ 7 mil por seis meses.
Saiba quais são os países mais procurados
– Para idiomas:
Os destinos de maior interesse dos brasileiros em 2024 para aprendizado do idioma inglês foram Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Irlanda.
Se tratando do terceiro idioma, os países mais populares foram Espanha, França, Alemanha, Itália e Coreia do Sul.
Público 40+:
Já os principais destinos desse público, parte do programa Silver Foxes – divisão criada pelo STB em 2024 para atender pessoas a partir de 45 anos, foram: Itália, Malta, Inglaterra e Canadá.
High School
Em 2024, os principais países escolhidos por alunos para cursar o ensino médio fora do país foram Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Para 2025, aparecem como tendência Austrália, Canadá, Reino Unido e EUA.
Higher Education:
Para graduação e pós, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Portugal aparecem como os destinos mais buscados pelos estudantes.
Leia Mais: Intercâmbio ganha impulso entre brasileiros após pandemia; veja 10 passos para não errar
SIte da InfoMoney