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Polaroid desconhecida de 1991 com Cindy Crawford é encontrada; veja

Na primeira vez que a modelo e atriz Cindy Crawford, 59, trabalhou com o provocativo fotógrafo de moda Helmut Newton, a supermodelo deixou de lado sua persona tipicamente americana para um encontro com Monte Carlo para a US Vogue.

Por Em Sergipe

06/03/2025 às 23:26:07 - Atualizado há
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Na primeira vez que a modelo e atriz Cindy Crawford, 59, trabalhou com o provocativo fotógrafo de moda Helmut Newton, a supermodelo deixou de lado sua persona tipicamente americana para um encontro com Monte Carlo para a US Vogue.

A sessão de fotos de moda praia, publicada na edição de novembro de 1991, ficou famosa por apresentar Crawford em um maiô escuro e saltos altos, posando em um monumento público no luxuoso distrito de Mônaco, além de aparecer de forma sensual no palco diante de três músicos vendados.

Mas uma Polaroid menos conhecida do ensaio será em breve exibida, como parte de uma exposição mais ampla de Polaroids do falecido fotógrafo alemão-australiano e seus contemporâneos. O registro não publicado de Crawford a mostra em um maiô preto e sobretudo cinturado com um largo cinto dourado, descendo as escadas em frente a uma grandiosa casa de ópera — uma das muitas vezes que ela o fez diante de uma plateia de transeuntes, fora do enquadramento.

Trata-se de uma imagem mais casual e preliminar de uma cena que, no fim, não entrou na edição da Vogue, oferecendo uma visão alternativa de uma colaboração marcante no auge do fenômeno das supermodelos.

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“Era mais ou menos usado por (Newton) como um esboço”, disse Matthias Harder, diretor e curador da Fundação Helmut Newton, à CNN. A fundação organizou a exposição “Polaroids”, que acontece como parte do festival bienal Mês Europeu da Fotografia em Berlim, até 25 de julho.

“Especialmente nos anos 90, ele usava muitas Polaroids para preparar o ensaio, controlar a composição e a iluminação, e assim por diante”, acrescentou Harder. As imagens únicas desde então se tornaram um conjunto de obras por si só, aparecendo tanto em exposições quanto em livros, incluindo uma monografia do fotógrafo intitulada “Pola Woman”, em 1992, e uma segunda antologia pela Taschen em 2011.

“Eu nunca vou colocar uma sela”

O fotógrafo era conhecido por trazer a sexualidade para o primeiro plano de suas imagens, desde seus estudos noir de nus femininos em seu estúdio, quartos de hotel e carros até seu infame retrato fetichista de uma modelo usando uma sela de cavalo sobre uma cama.

“Eu adorava trabalhar com Helmut… Ele tinha senso de humor sobre suas fotografias, mesmo algumas das mais sexualizadas”, disse Crawford em um vídeo de 2021 para a Vogue. Refletindo sobre Monte Carlo, ela disse: “Eu sempre dizia, ‘Helmut, eu nunca vou colocar uma sela, nem me peça.'”

Na época, Crawford era apresentadora do programa House of Style da MTV, e levou a equipe para filmar seu ensaio com Newton. “Vindo trabalhar com Helmut, quer dizer, eu queria fazer fotografias do Helmut Newton. Eu não queria que ele me fotografasse parecendo a Madonna — não a cantora Madonna, mas a Madona — porque ele é uma das poucas pessoas que pode fazer isso sem parecer vulgar”, Crawford disse em um clipe do programa.

Newton continuamente criava histórias em torno da cena enquanto fazia a foto, ela contou à Vogue. Para uma imagem do ensaio em Monte Carlo, ela interpretou o papel de uma viúva rica com véu preto que tinha um novo amante jovem. Enquanto isso, a imagem provocante dela no palco com músicos vendados fazia referência a “quando pessoas elegantes costumavam ter orgias elegantes privadas”, disse o fotógrafo no clipe do “House of Style”.

O mundo é um palco

Helmut mudou-se para Monte Carlo nos anos 1980 com sua esposa, June (embora eles retornassem a Los Angeles durante os meses de inverno), e o luxuoso distrito do minúsculo microestado de 2,02 quilômetros quadrados, Mônaco, tornou-se o cenário de muitos de seus ensaios. Para seu primeiro projeto com Crawford, a modelo posou e caminhou pelas ruas em glamourosos maiôs com uma plateia não oficial de turistas, trabalhadores da construção civil e outros observando (eles subsequentemente apareceram nas fotos também).

“Este é provavelmente o segredo de todas as suas fotos”, disse Harder sobre o trabalho de Newton. “Ele transforma tudo em seu palco.”

Em vídeos gravados por June, que aparecem em seu curta-metragem de 1995, “Helmut Newton by June”, ela captura um momento onde a quarta parede invisível é quebrada. Enquanto Crawford desce as escadas da Opéra Garnier Monte-Carlo, Newton está sentado no chão, com Polaroids espalhadas à sua frente (possivelmente incluindo a que está em exibição aqui), e dois homens pedem para pagar por fotos com Crawford. Depois que Newton pergunta quanto dinheiro eles têm, ela e o fotógrafo os atendem, com Crawford fazendo poses sedutoras antes que eles partam com suas inestimáveis recordações.

“Uma fotografia de Helmut Newton por 1.000 francos?” disse Crawford no clipe do “House of Style”. “Esses caras estão fazendo um ótimo negócio.”

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Fonte: CNN Brasil
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