Terceiro maior banco do país, o Nubank oferece uma série de benefícios para os seus clientes. No entanto, recentemente o banco emitiu um importante alerta sobre um golpe que está sendo aplicado nos seus clientes.
Por meio de um comunicado oficial, o Nubank alertou sobre o golpe da falsa central de atendimento. Nele, os clientes são levados a acreditar que estão se comunicando com funcionários do Nubank.
Para tal, eles recebem uma chamada na qual outra pessoa se identifica como atendente do banco.
Golpes envolvendo o CPF
Veja as principais fraudes e saiba como se proteger Ver condições XGolpes envolvendo o CPF
Ver condiçõesEm seguida, o golpista informa sobre a aprovação de uma compra de alto valor no seu cartão. Por fim, ele pede a confirmação ou não da transação financeira.
Como a compra não aconteceu, é comum que o cidadão negue a realização da transação.
Nesse momento, o cliente é encaminhado para outro atendente que será o responsável por resolver a questão. No entanto, de acordo com o comunicado oficial do Nubank, se trata de um golpe.
Saiba os detalhes do golpe e como evitá-lo:
- Para convencer a vítima, os golpistas costumam informar o nome, data de nascimento ou outros detalhes pessoais;
- Em seguida, eles solicitam a confirmação dos dados que já foram apresentados;
- Em alguns casos, os golpistas também pedem que o cidadão realize a instalação de um aplicativo adicional;
- Segundo eles, essa seria a melhor forma para adicionar uma camada adicional de proteção na conta;
- No entanto, a plataforma instala um vírus capaz de invadir a conta;
- Em outros casos pode ser solicitada a realização de um PIX para cancelar a transação;
- Porém, essa é apenas uma estratégia adicional para roubar dinheiro da vítima.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, no caso do Nubank é preciso lembrar que todas as transações podem ser checadas diretamente no aplicativo.
Por isso, caso receba a chamada, a recomendação é de que o cliente desligue e faça a conferência no seu app.
Caso a dúvida continue, é possível entrar em contato com o banco também por meio da plataforma, acionando a central de atendimento disponível no aplicativo.
Portal FDR