Geral Arqueologia

Pão mais antigo do mundo com 8.600 anos é descoberto na Turquia

Arqueólogos da Turquia afirmam ter descoberto o pão mais antigo do mundo, datado de 6600 a.

Por Em Sergipe

09/03/2024 às 11:19:33 - Atualizado há

As análises determinaram que o resíduo orgânico era pão fermentado, não cozinhado, com 8.600 anos.

“Podemos dizer que este achado em Çatalhöyük é o pão mais antigo do mundo”, disse o arqueólogo Ali Umut Türkcan, chefe da Delegação de Escavação e professor associado da Universidade de Anadolu, na Turquia, à agência noticiosa estatal turca Anadolu Agency.

“É uma versão mais pequena de um pão. Tem um dedo pressionado no centro, não foi cozido, mas foi fermentado e sobreviveu até aos dias de hoje com os amidos no interior. Não existe nenhum exemplo semelhante de algo assim até à data”, acrescentou.

As imagens do microscópio eletrônico de varredura mostraram espaços de ar na amostra, com a observação de grãos de amido “eliminando as nossas suspeitas”, disse o biólogo Salih Kavak, professor na Universidade de Gaziantep, na Turquia, no comunicado.

O biólogo Salih Kavak, professor da Universidade de Gaziantep, na Turquia, disse em comunicado que as análises revelaram produtos químicos encontrados em plantas e indicadores de fermentação. A farinha e a água tinham sido misturadas, tendo o pão sido preparado junto ao forno e guardado durante algum tempo.

“É uma descoberta empolgante para a Turquia e para o mundo”, afirmou Kavak.

A matéria orgânica – tanto a madeira como o pão – foi preservada pela argila fina que cobria a estrutura, segundo Türkcan.

Çatalhöyük, que é Património Mundial da Unesco, abrigou cerca de 8.000 pessoas durante o período Neolítico, entre cerca de 10.000 a.C. e 2.000 a.C., e é um dos primeiros locais de urbanização do mundo, segundo o BITAM.

A investigação no local bem preservado revelou esquemas de habitação distintos e características extensivas, tais como pinturas murais e relevos – fazendo com que seja considerado “o assentamento humano mais significativo que documenta o início da vida agrícola de uma comunidade neolítica”, de acordo com o site da Unesco.

“Çatalhöyük já era o centro de muitas estreias. Os primeiros tecidos do mundo já se encontravam em Çatalhöyük quando foi escavado. Os artefactos de madeira também se encontravam em Çatalhöyük. A isto juntaram-se as pinturas murais e os quadros. Konya e a Turquia têm muita sorte neste sentido”, afirmou Türkcan.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pão mais antigo do mundo com 8.600 anos é descoberto na Turquia no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe
Garotas em GoianiaDeusas do Luxo