Cidades Racismo

Secretário de saúde de Nossa Senhora do Socorro acusado de fala racista

Por Em Sergipe

02/05/2024 às 11:22:15 - Atualizado há

Em um áudio que acabou vazando em grupos de WhatsApp de Nossa Senhora do Socorro, o atual secretário municipal de Saúde, Enock Ribeiro, faz um comentário racista em relação à pré-candidata à prefeita Clécia Carvalho (PL). "Rapaz, essa neguinha pode ser eleita", diz o auxiliar do prefeito Padre Inaldo. Uma outra voz completa o comentário de Enock: "O povo gosta dela, da danada. Prestativa".


Através das suas redes sociais, Clécia repudiou a atitude do secretário. "Em pleno século 21, é lamentável que ainda sejamos testemunhas de um crime grave como esse, que ofende a dignidade da pessoa humana", lamentou. Clécia informou que encaminhou o áudio para a assessoria jurídica da pré-campanha a fim de que sejam tomadas as devidas providências.


A atitude do secretário de Saúde pode ser enquadrada como crime de injúria racial, que ocorre quando há ofensa direcionada a uma pessoa em especifico, atingindo sua dignidade com base em elementos referentes à sua raça, cor, religião ou origem. O crime está previsto no Código Penal brasileiro, no artigo 140, podendo ocasionar pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.


NOTA PL MULHER

Hoje, 02, pela manhã, o PL Mulher divulgou nota de repúdio em suas redes sociais. O partido classificou como "termo ofensivo e discriminatório contra a pré-candidata a prefeita de Nossa Senhora do Socorro, Clécia Carvalho, atacando sua dignidade e ferindo os princípios fundamentais da igualdade e do respeito mútuo".


"Diante deste lamentável episódio, o PL Mulher reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade racial, da justiça social e dos direitos humanos. Cobramos das autoridades competentes a agirem com rigor e celeridade para responsabilizar o Secretário Enock Ribeiro pelo seu comportamento repudiável. Também nos solidarizamos com a vítima deste ato lamentável e reafirmamos nosso apoio irrestrito na luta contra todas as formas de discriminação e preconceito", conclui a nota.






Fonte: Ascom/Clecia Carvalho
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe