Geral -agencia-cnn-

Saiba o que é o Conselhão, que Lula reúne nesta quinta (16) para discutir calamidade no RS

O grupo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunirá nesta quinta-feira (16) foi criado em seu primeiro mandato e voltou a existir no ano passado.

Por Em Sergipe

16/05/2024 às 01:14:33 - Atualizado há
Foto: Wikipedia

O grupo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunirá nesta quinta-feira (16) foi criado em seu primeiro mandato e voltou a existir no ano passado.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), apelidado de Conselhão, surgiu em 2003 e tem o intuito de debater agendas e temas de interesse dos vários segmentos sociais.

Para esta quinta-feira (16), Lula convocou o Conselhão para discutir a calamidade no Rio Grande do Sul, buscando unir esforços e ampliar o apoio ao estado após os estragos causados pelas fortes chuvas.

Extinção e retorno

Em funcionamento por mais de 15 anos, o Conselhão foi extinto em 2019, no começo da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em 2023, no início de seu terceiro mandato, Lula recriou a estrutura e adicionou o termo "Sustentável" ao seu nome, a fim de enfatizar o cenário de mudanças climáticas.

Quantas pessoas estão no grupo?

Atualmente, o Conselhão é composto por 245 integrantes – 147 homens e 98 mulheres.

Entre eles, há empresários, sindicalistas, representantes de movimentos sociais, do setor financeiro, do agronegócio, de fintechs, comunidades indígenas, entre outros.

Além do papel de debate, o Conselhão também tem a função de assessorar o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável do país, contemplando os interesses dos diferentes grupos sociais.

*Sob supervisão de Nathan Lopes

Fonte: CNN Brasil
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe
Garotas em Goiania