Esportes Racismo

Fifa adota novo protocolo para lidar com casos de racismo no futebol

A Fifa adotou um protocolo a ser utilizado no combate ao racismo no futebol.

Por Em Sergipe

16/05/2024 às 15:18:28 - Atualizado há

A Fifa adotou um protocolo a ser utilizado no combate ao racismo no futebol. Em sua reunião anual, que acontece nesta semana na Tailândia, a entidade máxima do futebol irá orientar as suas 211 federações filiadas a inserir em seus códigos disciplinares artigos designados a descrever a conduta adequada em casos de injúria racial.

O protocolo inclui penas severas, como o encerramento da partida e a declaração de derrota ao time envolvido no ato de racismo, e a adoção de um gesto específico para alertar ao oficiais da partida sobre a ocorrência de insultos racistas.

Leia também

O gesto deverá ser feito, em campo, pelo jogador e pelo árbitro, como forma de alertar a todos os presentes no estádio que o protocolo será iniciado imediatamente. Para sinalizar a ocorrência, jogadores e juízes deverão cruzar os braços na altura dos punhos com os dedos da mão esticados.

Gesto a ser realizado por jogadores em casos de racismo no futebol

A Fifa pretende criar um painel formado por jogadores e ex-jogadores para aconselhar e monitorar a aplicação do novo protocolo nas 211 federações associadas à entidade.

Após apresentação do presidente da Fifa, Gianni Infantini, ao conselho da instituição, que aprovou a adoção do protocolo por unanimidade, o plano segue para o congresso para ser aprovado pelas associações filiadas.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe
Garotas em Goiania