As forças israelenses recuperaram nesta sexta-feira, em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, o corpo de Michel Nisenbaum, brasileiro de 59 anos que estava sob o poder do Hamas desde os ataques de 7 de outubro.
As forças israelenses recuperaram nesta sexta-feira, em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, o corpo de Michel Nisenbaum, brasileiro de 59 anos que estava sob o poder do Hamas desde os ataques de 7 de outubro.
A ação das Forças de Defesa de Israel põe fim a mais de sete meses de indefinição sobre a situação de Nisenbaum. Segundo pronunciamento do porta-voz do exército israelense, ele foi morto no dia dos ataques, durante a incursão israelense à região de Sderot, próxima à fronteira com a Faixa de Gaza.
Nesta sexta-feira pela manhã, o presidente de Israel Isaac Herzog lamentou a morte de Nisenbaum e dos outros dois corpos de reféns recuperados em Jabalia. No X, ele escreveu que “é nosso dever trazer todos de volta – aqueles que ainda estão vivos e aqueles que precisamos enterrar em Israel“.
This morning our broken hearts go out to the Yablonka, Hernández, and Nisenbaum families as we receive the bitter news of the recovery of the bodies of their loved ones from Gaza. I send my full support to the courageous men and women of the IDF and Shin Bet, who are working…
— יצ-ק "רצוג Isaac Herzog (@Isaac_Herzog) May 24, 2024
Michel Nisenbaum tinha 59 anos e morava desde os 12 em Israel. Ele deixa duas filhas e seis netos.
Especializado em computação, Nisenbaum havia passado a atuar como guia turístico em Israel recentemente.
O último contato que ele teve com a família foi na manhã dos ataques do Hamas, em 7 de outubro, por meio de uma ligação.
Em entrevista à CNN Brasil, em novembro, a irmã de Nisenbaum Mary Shohat, informou que Nisenbaum foi sequestrado pelo Hamas quando estava a caminho de uma base militar israelense para buscar uma das netas que acompanhava o pai no serviço.
O carro dele foi encontrado pelas autoridades israelenses carbonizado numa estrada da região de fronteira com a Faixa de Gaza.
Em dezembro, Mary Shohat e a filha de Nisenbaum, Hen Mahluf, relataram em uma comissão do Senado Federal os últimos contatos que tiveram com o brasileiro.
No mesmo dia, Shohat e Mahluf encontraram o presidente Lula, que afirmou à época estar empenhado nas tratativas sobre Nisenbaum. Depois do encontro, Lula ainda escreveu, numa publicação nas redes socais, que “a libertação dos reféns é uma questão humanitária que precisa estar acima de qualquer conflito”.
Recebi hoje, no Palácio do Planalto, Mary Shohat e Hen Mahluf, a irmã e a filha de Michel Nisembaum, brasileiro sequestrado pelo Hamas. Expressei minha solidariedade e falei dos esforços que o governo brasileiro têm feito, junto aos países da região, para a libertação dos reféns.… pic.twitter.com/chtMv7A1ij
— Lula (@LulaOficial) December 11, 2023
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]