Na última quarta-feira, dia 5, completaram-se dois anos desde a morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philips no Vale do Javari.
Na última quarta-feira, dia 5, completaram-se dois anos desde a morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philips no Vale do Javari. Esse caso, que repercutiu mundialmente, reflete uma realidade marcada por disputas e violência em uma região até então pouco conhecida e vasta.
Muitos eventos ocorreram na região antes e após os crimes. Para relatar algumas dessas histórias, estreou na última quarta-feira o podcast “Morte e Vida Javari”, disponível no feed do Pauta Pública e do Amazônia Sem Lei. O programa é resultado do trabalho investigativo do jornalista Rubens Valente, que também narra o podcast. Ele se baseia em uma extensa pesquisa em arquivos e mais de 40 entrevistas com lideranças indígenas, moradores da região, acadêmicos e especialistas.
Para discutir todo esse processo, o Pauta Pública recebe o próprio Rubens Valente, que compartilha como o Vale do Javari reflete a história de ciclos de destruição e renascimento do país.
Ouça o primeiro episódio aqui.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]