O equipamento que compõe um radar meteorológico contratado pela Climatempo para prestar serviços para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul chegou ao Brasil pelo Aeroporto de Viracopos, em São Paulo.
Este radar, que será instalado em Montenegro (RS), permitirá uma cobertura que abrange a região metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Taquari, áreas que anteriormente não contavam com esse tipo de serviço.
A escolha de Montenegro para a instalação do radar foi feita em conjunto pela Climatempo e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Segundo eles, o radar cobrirá a região com a maior concentração populacional do estado, que foi devastado por alagamentos no mês de maio.
Os preparativos para a instalação do radar já começaram, incluindo ajustes necessários na estrutura existente em Montenegro.
Alguns serviços iniciais foram realizados pela empresa responsável e, após essa etapa, o radar será fixado e conectado para testes de operação.
De acordo com a Defesa Civil, os componentes do radar passaram pela fase final de testes de performance na República Tcheca, onde foram fabricados.
Após a conclusão dos testes, os equipamentos foram embalados e enviados ao Brasil. O início da operação está previsto para o segundo semestre de 2024.
*Sob supervisão de André Rigue
CNN Brasil