Se você solicitasse a um modelo avançado de IA para encontrar o CEO ideal para o Four Seasons, o grupo hoteleiro de luxo de Bill Gates que opera 130 hotéis em 47 países e oferece experiências exclusivas em iates, jatos e nos bares e restaurantes mais exclusivos do mundo, acredito que o sistema sugeriria alguém como Alejandro Reynal.
Se você solicitasse a um modelo avançado de IA para encontrar o CEO ideal para o Four Seasons, o grupo hoteleiro de luxo de Bill Gates que opera 130 hotéis em 47 países e oferece experiências exclusivas em iates, jatos e nos bares e restaurantes mais exclusivos do mundo, acredito que o sistema sugeriria alguém como Alejandro Reynal.
Aos 50 e poucos anos de idade, Reynal é um executivo do setor hoteleiro muito bem arrumado, adepto de se manter em forma, e baseado em Miami, uma cidade repleta novos empreendimentos de luxo. Formado pela Harvard Business School, ele também se expressa de maneira polida e educada, refletindo a sofisticada hospitalidade que é sinônimo do grupo hoteleiro.
As respostas de Reynal reforçam essa imagem. Ele destaca que alguns dos principais gestores da atualidade realmente vivem e lideram como se seguissem um manual. Reynal acorda às 5h para se exercitar e meditar, faz questão de limpar sua caixa de entrada no final de cada dia e admira gigantes da gestão como Roberto Goizueta, ex-CEO da Coca-Cola. Seu currículo parece o de um CEO em um mundo de fantasia.
Enquanto outros CEOs demonstram alguns sinais de excentricidade ou traços de personalidade peculiar em suas respostas às nossas perguntas mais pessoais, Reynal não revelou nada disso. Sua empresa favorita como consumidor? A Four Seasons, disse ele inicialmente, antes de reverter para a Montblanc, fabricante suíça de canetas de alto padrão. Até nossa conversa no Zoom foi cronometrada com perfeição.
Embora ser tão “perfeito” não seja meu estilo – no momento, minha caixa de entrada tem 8.307 mensagens não lidas e tenho sorte se conseguir me exercitar uma vez por semana –, de alguma forma achei apropriado que o CEO do grupo de hotéis mais luxuoso do mundo de fato corresponda a essa imagem. Esta pode ser a "CEO Agenda" mais suave e polida até agora. E, por mim, tudo bem.
Esta entrevista foi editada por questões de brevidade.
Fortune: Qual é o projeto mais importante em que você está trabalhando com sua empresa?â¯
Alejandro Reynal: Quando ingressei no Four Seasons, há 20 meses, sabia que a empresa era a líder do setor. Mas para permanecermos à frente em um cenário competitivo e de mercado em evolução, iniciamos uma atualização estratégica com um plano plurianual bem definido. Nossa visão é ser a marca residencial e de hospitalidade de luxo mais ambiciosa ao oferecermos experiências de serviço genuínas e incomparáveis.
Quer seja uma experiência de lazer ou de negócios em um dos nossos extraordinários hotéis e resorts, residir em nossas propriedades de marca ou desfrutar de uma viagem imperdível em nosso jato particular ou iate, a todo momento estamos elevando a experiência Four Seasons para nossos hóspedes.
Qual tendência de longo prazo você vê com mais otimismo para a sociedade e a economia em geral? Qual é mais preocupante?â¯
Estou otimista quanto às perspectivas de longo prazo para nosso setor. Viagens e turismo seguirão evoluindo e crescendo, movidos pelo desejo humano de experimentar e explorar. Por outro lado, adotar com cuidado tecnologias como a IA, de maneira que melhore a experiência de nossos hóspedes e colaboradores, é uma tendência relevante a longo prazo para mim. O Four Seasons sempre foi centrado nos hóspedes. Nosso atendimento personalizado e sem roteiros permanece no centro do que fazemos e isso nunca mudará. Contudo, proporcionar um nível ainda mais elevado de serviço e personalização por meio da tecnologia representa uma oportunidade enorme.
A que horas você levanta e que parte da sua rotina matinal o prepara para o dia?
Levanto-me às 5h e inicio a manhã com um treino e uma breve meditação. Se não estiver viajando, sempre tomarei café da manhã com minha família. Para mim, é assim que começa um dia perfeito. Por morar em Miami, também corro na praia ou dou um mergulho no mar sempre que possível. Passar tempo ao ar livre é parte essencial da minha rotina de bem-estar e me ajuda a iniciar o dia com uma mentalidade focada.
Quais aplicativos ou métodos você utiliza para ficar mais produtivo?
Gosto do que faço devido à natureza diversificada da minha função. Cada dia é diferente para mim. Dito isso, dedico tempo a planejar e priorizar com base em onde posso gerar o maior impacto. É muito fácil acabar ficando diluído em muitas atividades. Outras pessoas conseguem fazer isso, mas esse não é meu caso. Estar totalmente presente em cada interação também é muito importante, e faço isso de forma intencional.
Outro hábito que também mantenho é limpar minha caixa de e-mail no final do dia. Não gosto de ser um gargalo. Quero capacitar minhas equipes para que possam tomar decisões. Em termos de aplicativos, além das ferramentas habituais de e-mail, mensagens e calendário, uso um dispositivo WHOOP. Isso me ajuda a equilibrar e monitorar meus objetivos de condicionamento físico e bem-estar.
Quem está em sua "diretoria pessoal"?
Sem dúvida minha mulher e meu irmão. As perspectivas e honestidade deles me mantêm com os pés no chão e fiel a mim mesmo.
Qual livro você leu, recentemente ou no passado, que te inspirou?
Recentemente, li Young Forever: The Secrets to Living Your Longest, Healthiest Life (Jovem para sempre: os segredos de viver sua vida mais longeva e mais saudável, em tradução livre), do Dr. Mark Hyman. Bem-estar físico e mental são fundamentais para mim. Mais do que nunca, reconheço a importância de a pessoa dedicar tempo para ela mesma e de manter uma vida equilibrada para alcançar o sucesso pessoal e profissional.
Se você pudesse fazer uma pergunta ao seu ídolo, quem seria e o que perguntaria?
Um líder corporativo que respeito muito é o falecido Roberto Goizueta, ex-CEO da The Coca-Cola Company. Durante sua gestão, ele não apenas produziu imenso valor para a empresa e os acionistas, mas também criou uma cultura empresarial única. Quando eu tinha pouco mais de 20 anos, ele me inspirou a seguir uma carreira em gestão por meio de um ato de gentileza que teve um grande impacto na minha vida. Essa experiência me motivou a seguir seu caminho e a me esforçar para fazer uma diferença semelhante para os outros. Se eu pudesse, gostaria de agradecê-lo por influenciar profundamente minha trajetória profissional.
Como consumidor, qual é sua empresa preferida e por quê?
Sem dúvida alguma seria o Four Seasons. É uma empresa que admiro há muito tempo, e é uma verdadeira honra ter a oportunidade de liderar esta equipe como Presidente e CEO. Há mais de 60 anos, o Four Seasons tem se posicionado na vanguarda do setor, inovando, elevando o padrão dos serviços de luxo e sempre colocando o coração e a gentileza em primeiro lugar. Esses não são apenas ideais, representam a essência do que somos, graças à nossa sólida cultura e equipes incríveis.
Mas como consumidor, uma das minhas marcas favoritas é a Montblanc. Quando dei início à minha carreira profissional, há décadas, recebi como presente uma caneta Montblanc. Daquele momento em diante, iniciei a tradição de sempre carregar a caneta junto com um caderno Montblanc para registrar minhas tarefas, pensamentos e anotações. Já preenchi centenas de cadernos, que contêm todo o registro dos meus anos profissionais. Apesar do surgimento de ferramentas digitais, nada é melhor do que escrever com uma caneta de qualidade e em um caderno de design bonito. Com o passar dos anos, também acrescentei abotoaduras, uma pasta e uma mala à minha coleção Montblanc, reforçando ainda mais a minha conexão com uma marca que tem sido parte integral da minha trajetória profissional.
Fortune: ©.2024 Fortune Media IP Limited/Distribuído por The New York Times Licensing Group
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]