Um suspeito de 42 anos foi preso depois que testemunhas relataram terem visto alguém "empurrando um carro que estava em chamas em um barranco” na quarta-feira (24), de acordo com um comunicado do promotor distrital do condado de Butte nos Estados Unidos, Mike Ramsey.
"O carro caiu em um barranco de aproximadamente 18 metros e queimou completamente, espalhando chamas que causaram o incêndio”, Ramsey acrescentou.
O promotor diz que o homem foi visto "saindo calmamente da área, misturando-se com os outros cidadãos que estavam na área e fugindo do fogo que evoluía rapidamente".
O suspeito está detido sem fiança enquanto aguarda acusação, que está marcada para segunda-feira (29), de acordo com o gabinete do promotor.
Temperaturas de três dígitos e fortes rajadas de vento alimentaram o crescimento do incêndio.
Alguns residentes do condado de Butte foram solicitados a se retirar, pois o incêndio cresceu para cerca de 16 mil hectares durante a noite, para uma área aproximadamente do tamanho de Washington, DC.
Na manhã desta quinta-feira (25), o incêndio havia queimado em média quase 50 campos de futebol por minuto desde que começou na tarde de quarta-feira (24).
Existem mais de 200 bombeiros destacados para combater o incêndio, de acordo com CalFire.
Incêndios em Oregon 'aumentaram rapidamente'
O Durkee Fire, provocado por um raio, é o maior dos 31 grandes incêndios florestais que estão queimando atualmente em Oregon, nos Estados Unidos.
Autoridades do condado de Malheur e do condado de Baker, no leste do Oregon, emitiram retiradas para áreas ao redor do incêndio Durkee desde o seu início.
No entanto, na tarde desta quinta-feira (25), todas as recomendações de retirada para o incêndio Durkee no condado de Malheur foram suspensas, disse o Gabinete do Xerife da região em uma publicação nas redes sociais.
Quanto ao Condado de Baker, os níveis de retiradas de muitas áreas foram reduzidos ou eliminados, de acordo com o departamento.
A densa fumaça das chamas impediu o tráfego na Interestadual 84, levando ao fechamento periódico da rodovia.
A governadora do Oregon, Tina Kotek, que mobilizou recursos da Guarda Nacional para ajudar, chamou isso de "situação dinâmica".
"Os incêndios florestais no leste do Oregon aumentaram rapidamente", disse Kotek em comunicado à imprensa.
"Estamos enfrentando fortes ventos sobre a região que podem impactar todos os incêndios. A chuva não está passando. Algumas comunidades não têm poder.", ela acrescentou.
Mais de 500 bombeiros e recursos de 22 estados estão trabalhando no combate ao incêndio, segundo o InciWeb.
"Estamos nisso há vários dias, e esses dias parecem ficar cada vez mais difíceis com o clima que estamos vendo em nossa área e o intenso comportamento do fogo", disse Sarah Sherman, do Departamento de Gestão de Terras em uma atualização de vídeo.
No fim de semana e no início desta semana, o incêndio Durkee exibiu um comportamento extremo de fogo, criando até mesmo seu próprio clima na forma de nuvens de fogo.
As nuvens se formam sobre fontes de calor devido ao intenso movimento vertical ascendente do resfriamento e condensação do ar à medida que ele se move mais alto no céu. Eles podem atingir alturas de 15 mil metros e gerar seus próprios sistemas de tempestades.
Se os incêndios queimarem com intensidade suficiente, eles podem criar nuvens que produzem iluminação e chuva, chamadas pirocumulonimbus.
"Na última semana, os bombeiros foram desafiados por altas temperaturas e rajadas de vento que continuam a causar vários incêndios florestais em todo o estado", disse o Corpo de Bombeiros do Estado de Oregon.
A fumaça do incêndio florestal, inclusive do incêndio Durkee em Oregon, estava se espalhando por Boise e além. Alertas de qualidade do ar foram emitidos para partes do Colorado, Idaho, Oregon e Washington.
Patrick Nauman, proprietário da Weiser Classic Candy na pequena cidade de Weiser, Idaho, disse à Associated Press que dirigir até a cidade na quarta-feira (24) de manhã foi "como dirigir contra um banco de neblina, porque é muito espesso e baixo na estrada".
"Ontem você podia sentir o cheiro, o gosto, meio que ficava pendurado no fundo da garganta", disse Nauman sobre a fumaça.
Uma frente fria passou pela área na manhã desta quinta-feira, trazendo altas temperaturas, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional. Um alerta de bandeira vermelha, que indica aumento do risco de incêndio, expirou.
Incêndio florestal na Califórnia explode durante a noite
O maior incêndio florestal ativo nos Estados Unidos queimou quase 100 mil hectares no leste do Oregon, enquanto quase 80 grandes incêndios florestais ativos estão queimando no país. Confira as últimas atualizações:
- Califórnia combate incêndio no norte
O incêndio Park na Califórnia atingiu quase 29 mil hectares e está 3% contido, de acordo com CalFire.
Um suspeito foi preso após ser identificado empurrando um carro envolto em fogo a 18 metros de distância em um barranco, "espalhando as chamas que causaram o incêndio no parque", anunciou o Gabinete do Promotor Distrital do Condado de Butte na tarde desta quinta-feira.
O incêndio forçou retiradas obrigatórias no condado de Butte, onde o incêndio florestal mais mortal do estado, o Camp Fire, matou mais de 80 pessoas em 2018.
- O incêndio no Oregon está 20% contido
O Incêndio Durkee – que já queimou uma área maior que a cidade de Indianápolis – começou em 17 de julho perto da divisa entre os estados de Oregon e Idaho.
Em meio a altas temperaturas, vegetação extremamente seca e ventos fortes, o fogo cresceu dezenas de milhares de hectares desde domingo e está 20% contido na tarde desta quinta-feira, segundo a InciWeb.
- Durkee Fire ameaça comunidades próximas
Três pessoas ficaram feridas e duas casas e 12 outras estruturas foram destruídas à medida que o fogo se espalhava, de acordo com o Departamento de Gestão de Emergências do Oregon.
As autoridades pediram a alguns residentes que se retirassem. Algumas comunidades não têm poder, de acordo com a governadora do Oregon, Tina Kotek, que mobilizou recursos da Guarda Nacional para ajudar.
- Dois incêndios ameaçam o parque nacional no Canadá
As chamas que se aproximam do maior parque nacional do país vindas de duas direções fizeram com que visitantes e residentes fugissem da cidade de Jasper, em Alberta, onde edifícios foram queimados.
As autoridades dizem que as perdas são significativas e o primeiro-ministro Justin Trudeau mobilizou apoio federal para ajudar a combater o incêndio.
O meteorologista da CNN Taylor Ward contribuiu para este relatório.
CNN Brasil