Geral direitos humanos

Programa de Formação para Repórteres Indígenas

A Agência Pública inicia neste mês de agosto o lançamento de uma nova série de reportagens produzidas por jornalistas indígenas no âmbito de seu Programa de Formação para Repórteres Indígenas.

Por Em Sergipe

23/08/2024 às 04:00:17 - Atualizado há

A Agência Pública inicia neste mês de agosto o lançamento de uma nova série de reportagens produzidas por jornalistas indígenas no âmbito de seu Programa de Formação para Repórteres Indígenas.

Ao longo de quase seis meses, seis comunicadores indígenas de diversos pontos do país, selecionados após edital público, produziram reportagens a partir de pautas propostas por eles e que contaram com o acompanhamento de jornalistas da Pública, atuando como orientadores dos projetos, a fim de apoiar o desenvolvimento de habilidades específicas no campo do jornalismo investigativo. Ao longo desse processo, os bolsistas ainda tiveram a oportunidade de receber visita de seus orientadores in loco.

Em março deste ano, os candidatos selecionados também puderam visitar a sede da Agência Pública, em São Paulo. Ao longo de uma semana, eles participaram de palestras e oficinas oferecidas por jornalistas da Pública e organizações parceiras.

Entre os seis selecionados deste ano estiveram duas comunicadoras indígenas de Mato Grosso, dos povos Umutina e Kayapó, dois comunicadores do Amazonas, dos povos Matis e Juma/Uru-Eu-Wauwau, uma comunicadora residente em Minas Gerais, do povo Warao, e um originário do Pará e residente no Amazonas, do povo Tupinambá.

O Programa de Formação para Repórteres Indígenas integra o projeto Microbolsas de Reportagem da Agência Pública, que já teve 18 edições desde 2012. Para apoiar a produção das reportagens, os jornalistas indígenas receberam uma bolsa, além de equipamentos e, quando necessário, auxílios para realizar viagens de produção de suas pautas.

Em duas edições anteriores das Microbolsas para Repórteres Indígenas, em 2022 e 2023, a Pública lançou outras reportagens e documentários produzidos por representantes de outros oito povos indígenas, de 7 estados: Pataxó (BA), Xavante (MT), Ikpeng (MT), Munduruku (PA), Wapichana (RR), Ticuna (AM), Mura (RO) e Guajajara/Tenetehara (MA). Ao longo destes três anos, os três editais destinados a comunicadores indígenas receberam ao todo quase 200 inscrições.

Neste especial

Darlon Neres à frente em reunião da Feagle na comunidade de Bom Futuro - Rio Arapiuns com indígenas e ribeirinhos assentados do PAE Lago Grande Reportagem Socioambiental

No Pará, extrativistas em assentamento sofrem assédio e ameaças por inação do governo

Por

Desde 2005, cerca de 35 mil agroextrativistas do PAE Lago Grande vivem o terror à espera de regularização de terras
Kelly Zoromará, filha da liderança indígena Paresi Valmireide Zoromará Reportagem Socioambiental Violência

Em busca de Valmireide: uma história de impunidade na morte da liderança Paresi

Por

No rastro do assassinato que nunca esqueceu, repórter revela o descaso da Justiça e seu legado para a comunidade
Mulheres indígenas Warao em Roraima (RR) Reportagem Socioambiental

Nova etnia indígena brasileira, povo Warao luta por território e vida digna

Por

Povo venezuelano foi forçado a deixar seu país e vive história de resiliência e invisibilidade no Brasil
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe
Garotas em GoianiaDeusas do Luxo