A Arena BRB Mané Garrincha, principal e maior estádio do Distrito Federal, passa por um processo de replantio do gramado, o que não ocorria há mais de 10 anos.
A Arena BRB Mané Garrincha, principal e maior estádio do Distrito Federal, passa por um processo de replantio do gramado, o que não ocorria há mais de 10 anos. Um dos motivos é mais do que especial: receber a Seleção Brasileira.
O time de Dorival Júnior vem ao DF no dia 15 de outubro para enfrentar o Peru, em duelo das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, e para uma série de outros jogos que o estádio deve receber até o fim do ano.
Para fazer bonito na recepção à Seleção, a Arena BRB Mané Garrincha deu início ao processo, no começo de agosto, com a remoção de toda a grama. A troca completa do gramado não ocorria desde 2013, quando a Arena BRB sediou a Copa das Confederações. No ano seguinte, foi palco de duelos memoráveis pela Copa do Mundo.
6 imagensReprodução Arena BRBReprodução Arena BRBReprodução Arena BRBReprodução Arena BRBReprodução Arena BRBReprodução Arena BRBDiretor da Arena BRB, Bernardo Bessa explica o que motivou a troca do gramado. “Pela primeira vez desde a Copa das Confederações em 2013, o gramado da Arena BRB foi 100% trocado. Com objetivo de receber partidas no segundo semestre de 2024, nos planejamos para fazer a troca completa com a mais alta tecnologia e equipe espacializada em gramados no Brasil”, conta.
“Como ainda não tinhamos feito essa troca por completa, agora conseguimos saber mais detalhes sobre o solo, sobre as raízes e detalhamento do nosso espaço, que não tinha sido realizado anteriormente. Para futuros replantios, temos toda a base que precisamos para tomar as melhores decisões”, complementa Bessa.
Após a remoção do antigo gramado, o terreno foi nivelado com a ajuda de um sistema a laser, para eliminar imperfeições e garantir a qualidade do relvado. A nova grama terminou de ser plantada na sexta-feira (23/8) e, no momento, a etapa é a de manutenção da qualidade.
“Compramos oito mil metros qadrados de grama com a empresa ITOGRASS, diretamente da fazenda em Saquarema (RJ). Enquanto este gramado estava sendo colhido e alocado em 21 carretas climatizadas no Rio de Janeiro, estavamos com máquinas especializadas para retirada do antigo gramado aqui na Arena BRB”, explica Bernardo Bessa.
“Esse timing é muito importante para que, quando os caminhões chegassem, o plantio fosse imediato. Além disso, fizemos o nivelamento do terreno para ter o caimento certo e evitar poças d’água no gramado. Planejamos assim, e o resultado foi muito positivo. Conseguimos finalizar o plantio em quatro dias de muito trabalho e empenho da equipe da Arena BRB e da World Sports”, diz.
Agora, a arena do DF terá um compromisso de gala confirmado pela frente: Brasil x Peru, pela 10ª rodada das Eliminatórias.
“Receber a Seleção Brasileira é sempre algo grandioso. Não só para a Arena BRB como para a cidade de Brasília. Como disse anteriormente, essa troca tem como finalidade melhorar as condições para partidas serem realizadas ainda no segundo semestre de 2024. Entre elas, o duelo da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias”, finaliza Bernardo Bessa.
O último jogo realizado na Arena BRB Mané Garrincha ocorreu no dia 21 julho, entre São Paulo e Juventude, em partida realizada pelo Metrópoles Sports. No dia anterior, também em jogo do Metrópoles Sports, Flamengo e Criciúma se enfrentaram no estádio, com recorde de público do Brasileirão 2024, com mais de 60 mil pessoas presentes.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]