A categoria de SUV é a que mais vende no Brasil.
A categoria de SUV é a que mais vende no Brasil. Para se ter uma ideia do setor, entre janeiro e agosto de 2024, esses modelos emplacaram quase 575 mil unidades e acumulam 48% de participação. Ou seja: quase metade dos carros vendidos do país contam com esse tipo de carroceria.
Dentro dessa categoria, há subdivisões que variam em tamanho, capacidade e proposta. Entender a diferença entre as classificações B-SUV, C-SUV e D-SUV ajuda a compreender melhor o mercado e as necessidades dos consumidores.
De forma geral, um SUV é um veículo que combina características de utilitários esportivos com o conforto de sedãs, oferecendo maior altura do solo e posição elevada para dirigir.
Segundo Daniel Monteiro, especialista em mecânica automotiva, quando o proprietário precisa utilizar o veículo em trânsito constante, pequenos espaços para estacionar e ainda deseja versatilidade e economia de combustível, a melhor escolha é o subsegmento B-SUV (tamanho pequeno). Como exemplo: o Renault Kardian.
"Já os proprietários que necessitam de mais de espaço interno para os ocupantes e para as bagagens, porém sem perder a versatilidade, o estilo esportivo e o desempenho nos trechos urbanos, a melhor escolha é o subsegmento C-SUV (tamanho médio)", destaca Monteiro. Um exemplo de modelo é o Jeep Compass.
Para viajar com a família e ter ainda mais espaço, conforto, segurança e tecnologia para os passageiros, o subsegmento D-SUV (tamanho grande) é a melhor escolha. Neste caso, o Jeep Commander é um dos carros que se enquadra nessa categoria.
Quando olhamos os SUVs mais vendidos do Brasil, o T-Cross ocupa a posição mais elevada. O modelo já tem mais de 46 mil emplacamentos no país. Logo abaixo, o Hyundai Creta e o Chevrolet Tracker ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]