Os corretores de ações em Hong Kong estão vivendo um dos períodos mais movimentados de suas carreiras, com um veterano de 31 anos descrevendo o repentino rali da cidade como um evento “uma vez por século”.
Os corretores de ações em Hong Kong estão vivendo um dos períodos mais movimentados de suas carreiras, com um veterano de 31 anos descrevendo o repentino rali da cidade como um evento “uma vez por século”.
Edmund Hui, CEO de uma das maiores corretoras locais de Hong Kong, a Bright Smart Securities, disse que sua empresa experimentou um “grande aumento” na abertura de contas. Muitos de seus funcionários de suporte ao cliente cancelaram férias planejadas e estão de prontidão 24 horas por dia para lidar com o aumento sem precedentes nas consultas dos clientes.
Corretores em toda Hong Kong estão vivenciando uma euforia semelhante, já que as ações de empresas chinesas dispararam após as medidas de estímulo históricas anunciadas por Pequim na semana passada. A Tiger Brokers, uma plataforma de negociação popular entre investidores de varejo em Hong Kong, informou um aumento de 73% na abertura de contas na semana passada.
O aumento do interesse dos investidores também trouxe sinais de superaquecimento em alguns segmentos do mercado, incluindo ganhos superiores a 400% em algumas ações de baixo valor na quarta-feira e a duplicação nos preços das ações de vários desenvolvedores imobiliários que inadimpliram suas dívidas. Mas, por enquanto, há poucos sinais de exaustão entre os compradores.
O volume de negócios atingiu HK$ 434 bilhões (US$ 55,9 bilhões) nesta quarta-feira (2), quase alcançando um recorde registrado na segunda-feira, enquanto as ações atingiram máximas de vários anos. Alguns corretores e bancos enfrentaram sobrecarga em seus sistemas, dificultando o acesso dos clientes aos aplicativos móveis, segundo relatos da mídia local.
“Foi um dia movimentado, e não tive almoço devido às consultas incessantes dos clientes”, disse Kenny Wen, chefe de estratégia de investimento da KGI Asia. “Podemos continuar ocupados pelos próximos um a dois meses, já que o volume de negociações provavelmente permanecerá alto, dada a sensação positiva do mercado.”
Sat Duhra, um gestor de fundos do Janus Henderson Group, ficou acordado às 3 da manhã verificando os preços dos recibos de depósito americanos de empresas chinesas. Suas reuniões com analistas na quarta-feira mostraram que o interesse estava diminuindo em mercados como Coreia do Sul e Índia. “A China é o único jogo na cidade”, afirmou.
O índice de referência de ações da cidade, o Hang Seng Index, subiu 6,2% na quarta-feira, enquanto o índice Hang Seng China Enterprises, amplamente observado, encerrou o dia com alta de 7,1%. O índice CSI 300 da China entrou oficialmente em um mercado em alta na segunda-feira, antes de fechar para um feriado público de uma semana.
Os ganhos tornaram as ações chinesas o mercado principal de melhor desempenho este ano. Isso representa uma mudança significativa em relação ao que foi observado na maior parte dos últimos anos, quando a China era um desafio para os gestores de portfólio estrangeiros, devido a uma economia em dificuldades e a uma prolongada crise imobiliária. Agora, a convicção está crescendo entre os traders de que a alta do mercado ainda tem espaço para continuar.
“Ouvimos que o debate agora é com fundos estrangeiros de investimento a longo prazo sobre se devem fechar a subexposição em ações chinesas ou não”, disse Linda Lam, chefe de consultoria de ações para a Ásia do Norte na Union Bancaire Privée. “Talvez o medo de perder o desempenho relativo neste mês tenha levado ao modo de compra em pânico no mercado de ações hoje.”
Os movimentos acentuados nos preços das ações estão tornando difícil para muitos acompanhar a alta.
“Tudo está se movendo tão rápido”, disse Daisy Li, gestora de fundos da EFG Asset Management. “A velocidade com que o mercado subiu está tornando muito difícil para os investidores de longo prazo acompanharem e aumentarem suas posições.”
A movimentação de um dia do Hang Seng Index foi a maior desde novembro de 2022, quando o fim das políticas de zero Covid da China deu um impulso ao mercado de ações em dificuldade.
Aqueles com memórias mais longas estão olhando um pouco mais para trás. Hui, da Bright Smart, disse que o mercado o lembra de 2015, quando uma corrida de compras de ações causou altas no mercado em Hong Kong e na China continental.
A bolha eventualmente estourou em meados de 2015 e os preços das ações em Hong Kong caíram pela metade nos nove meses seguintes.
© 2024 Bloomberg L.P.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]