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Caiu no golpe do pix? Cliente do Nubank é restituído em 50% do valor; entenda

Você já foi vítima de um golpe envolvendo Pix? Saiba que a Justiça pode te ajudar a recuperar parte do dinheiro perdido.


Você já foi vítima de um golpe envolvendo Pix? Saiba que a Justiça pode te ajudar a recuperar parte do dinheiro perdido. Em um caso recente, um cliente do Nubank teve 50% do valor de uma transação fraudulenta ressarcido pelo banco digital.

Caiu no golpe do pix? Cliente do Nubank é restituído
em 50% do valor; entenda. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A decisão, estabelecida pela 2ª Turma Recursal Permanente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB), considerou que tanto o banco quanto o cliente tiveram responsabilidade no ocorrido. O cliente, induzido por golpistas a realizar uma transferência de grande valor, não tomou as devidas precauções. Já o Nubank, por sua vez, foi considerado culpado por não ter detectado a movimentação suspeita e impedido a fraude.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Pix, confira.

Como o golpe aconteceu?

Os criminosos, utilizando informações de contato do banco, se passaram por atendentes e convenceram o cliente a realizar uma transferência, alegando que havia um problema com sua conta. A vítima, acreditando estar agindo corretamente, autorizou a transação.

Com isso, a Justiça entendeu que tanto o banco quanto o cliente contribuíram para o ocorrido. O cliente, por ter se precipitado ao realizar a transferência sem verificar a autenticidade da solicitação, e o banco, por não ter sistemas de segurança capazes de identificar e bloquear transações fraudulentas.

Assim, a decisão é importante por demonstrar que a Justiça está atenta aos golpes cada vez mais sofisticados que envolvem o Pix. Além disso, ela serve como um alerta para os bancos sobre a necessidade de aprimorar seus sistemas de segurança e para os consumidores sobre a importância de serem cautelosos ao realizar transações financeiras.

Como evitar golpes

Yasmin NascimentoJornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.

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