O Banco Central (BC) tem buscado aprimorar os serviços realizados pelo PIX.
O Banco Central (BC) tem buscado aprimorar os serviços realizados pelo PIX. Hoje, este é o principal método de pagamento utilizado pelos brasileiros. A partir do próximo ano serão implementadas novidades, criando um novo tipo de transferências instantâneas.
A transferência via PIX foi criada pelo Banco Central em 2020, se tornando uma revolução dentro do mercado financeiro. Até então, quem quisesse fazer algum pagamento entre contas, ou seja, tirando dinheiro de uma conta para passar para outra, tinha que contar com meios mais demorados.
Havia disponível nos sistemas do banco, apenas:
O DOC deixou de funcionar, devido a falta de adesão. O TED continua disponível e ainda é muito utilizado para quem faz transferências de grandes valores.
O grande diferencial do PIX é que ele permite que o dinheiro saia de uma conta e vá para outra conta em questão de segundos. A rapidez é amiga do consumidor, além disso o método pode ser usado em finais de semana, feriados e até mesmo para pagamentos durante a noite.
Foi recentemente anunciado pelo Banco Central, uma nova função dentro do método de pagamento via PIX. Chamado de PIX automático, essa ferramenta está sendo desenvolvida pelo BC desde o final do ano passado, e inicialmente ficaria disponível em outubro desse ano.
A ideia é funcionar como uma espécie de débito automático. Neste caso, o consumidor inscreve no seu banco a dívida da empresa X e sinaliza quando deseja pagar, selecionando como método de pagamento o PIX.
A partir disso, na data marcada o banco se responsabiliza por fazer o pagamento. O objetivo é que esse método seja usado para pagar:
Dessa forma, o pagamento acontecerá sem a necessidade de mensalmente o usuário solicitar o código PIX com a instituição que deseja fazer o pagamento, inserir a chave, digitar a senha, e etc.
De acordo com o BC, esse modelo também vai a reduzir os custos das empresas, barateando os procedimentos de cobrança e diminuindo a inadimplência.
Os planos do Banco Central eram de lançamento do PIX Automático em outubro deste ano, mas ele não se cumpriu. Agora, o novo prazo estipulado é para:
O banco Santander informou que enquanto todos os bancos se preparam para oferecer o PIX Automático em junho de 2025, os seus clientes terão essa opção já a partir de novembro de 2024.
Como inicialmente a previsão do Banco Central era de fazer o lançamento em 28 de outubro deste ano, muitos bancos já haviam se programado para isso, como é o caso do Santander. O objetivo do banco ao antecipar essa liberação é conquistar os clientes pessoa jurídica.
“Nós vamos ter um ‘share’ (participação) importante nesse novo mercado. Eu não tenho a menor dúvida com relação a isso. Mas, sim, haverá concorrência entre os bancos“, afirmou o executivo do banco, segundo o g1.
Ainda nesse ano, a partir de 1º de novembro, começam as novas regras de segurança para o uso do PIX.
O Banco Central também apresentou mudanças a serem trazidas pelas instituições financeiras, incluindo:
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]